Presidente Joe Biden faz visita surpresa a Kiev
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez esta segunda-feira uma visita surpresa a Kiev, capital da Ucrânia.
A visita acontece na semana em que passará um ano em que começou a ofensiva russa no país, no dia 24, e em que o país está constantemente em alerta devido ao aumentar da pressão russa. Ainda esta manhã foram ativadas as sirenes em Kiev e várias cidades.
Biden’s here — on walkabout in central Kyiv. pic.twitter.com/l9uus74Dke
— Oliver Carroll (@olliecarroll) February 20, 2023
Estava previsto que Biden visitasse a Polónia, sendo que nos últimos dias a Casa Branca havia dito que uma ida à Ucrânia estaria fora dos planos. Seguramente por razões de segurança. Está preparado um dircurso terça-feira na Polónia.
Circulam já vídeos de Biden a passear no centro da cidade ao lado do presidente Volodimir Zelensky.
«Com o aproximar do aniversário da brutal invasão da Ucrânia, estou em Kiev para me encontrar com o presidente Zelensky para reafirmar o nosso compromisso com a integridade territorial, soberania e democracia da Ucrânia», refere um comunicado da Casa Branca. «Ao longo deste ano o Mundo uniu-se em apoio militar, económico e humanitário - um apoio que vai continuar», garante-se.
As we approach the anniversary of Russia’s brutal invasion of Ukraine, I'm in Kyiv today to meet with President Zelenskyy and reaffirm our unwavering commitment to Ukraine’s democracy, sovereignty, and territorial integrity.
— President Biden (@POTUS) February 20, 2023
(em atualização)
President Joe Biden is in Kyiv. On the eve of the war's anniversary.
— ??????? ??????? (@Podolyak_M) February 20, 2023
To say bluntly: "RF will surely lose. Putin & his entourage will be tried. ???? will get all the weapons it needs. No compromises."
Absolutely clear signals. A very specific scenario for the Kremlin’s destruction. pic.twitter.com/Bg7EzScnAz