Sadettin Saran é presidente do Fenerbahçe desde setembro passado
Sadettin Saran é presidente do Fenerbahçe desde setembro passado - Foto: IMAGO

Presidente do Fenerbahçe detido por alegado consumo de drogas

Sadettin Saran negou ter utilizado qualquer substância ilícita e garante que se trata de uma «campanha de difamação»

O presidente do Fenerbahçe, Sadettin Saran, foi detido no âmbito de uma investigação judicial relacionada com alegado consumo de drogas, avança o diário turco Hurriyet.

A justiça turca iniciou, na semana passada, uma vasta operação sobre suspeitas de uso de estupefacientes que envolve dezenas de artistas, influenciadores digitais, jornalistas e empresários. No âmbito desse processo, várias pessoas foram sujeitas a testes laboratoriais, incluindo análises a amostras de cabelo. Segundo a agência estatal Anadolu, o teste realizado a Saran apresentou um resultado positivo.

Os meios de comunicação oficiais não especificam a substância em causa, mas o jornal Sozcu garante que o resultado indicou a presença de cocaína. O dirigente do Fenerbahçe reagiu de forma firme às acusações, negando qualquer consumo e anunciou que irá proceder à repetição dos testes num laboratório privado.

«Nunca na minha vida usei a substância que dizem ter dado positivo no laboratório forense. Não só nunca a usei, como nunca sequer a vi de perto», escreveu Saran num comunicado divulgado nas redes sociais. «Estas alegações são uma tentativa de destruir a minha reputação e, ao mesmo tempo, as instituições que represento», acusou.

Sadettin Saran, de 61 anos, possui nacionalidade turca e norte-americana e é proprietário do grupo Saran Holding, com investimentos nas áreas dos media desportivos, cinema e turismo. Assumiu a presidência do Fenerbahçe em setembro do ano passado, após uma eleição renhida frente ao anterior líder do clube, Ali Koç.