Patrícia Batista e Afonso Costa sagraram-se campeões da Europa de remo de mar na Turquia. Foto COP
Patrícia Batista e Afonso Costa sagraram-se campeões da Europa de remo de mar na Turquia. Foto COP

Portugueses sagram-se campeões da Europa de remo

Afonso Costa e Patrícia Batista conquistaram a medalha de ouro no campeonato da Europa de 'double scull misto' (CMix2x), em remo de mar, modalidade que estará presente nos Jogos Olímpicos Los Angeles2028

Os remadores Afonso Costa e Patrícia Batista sagraram-se hoje campeões da Europa de double scull misto (CMix2x) em remo de mar, em prova que decorre em Antalya, na Turquia.

A dupla da Equipa Portugal impôs-se na competição de equipas mistas, ao vencer na final os alemães Franz Werner e Sophie Leupold.

Na final, a dupla terminou o desafio em 2.26,66 minutos, superando os rivais que foram 4,31 segundos mais lentos.

Remo de mar em Los Angeles2028
Nos Jogos Olímpicos Los Angeles2028, o remo de mar, denominado 'beach sprint', sucede ao double-scull pesos ligeiros de pista, que terminou em Paris2024. Cada eliminatória junta dois remadores que partem da areia da praia rumo ao barco, com o qual cumprem um trajeto de 250 metros no mar até uma boia, que contornam, para cumprir a mesma distância no regresso, antes de deixar a embarcação e correr para a meta.

Afonso Costa e Patrícia Batista começaram por eliminar a equipa húngara (Ferenc Szigeti) e Zoltana Gadanyi) para seguirem para os quartos-de-final.

A sonhar com as meias, o olímpico Afonso Costa e Patricia Batista afastaram a dupla espanhola Adrian Miramon/Nadia Garcia, por 6,42 segundos, e rumo à final foram mais rápidos do que os lituanos Dominykas Jancionis e Martyna Kazlauskaite, por 9,69 segundos.

Nos Jogos Olímpicos Los Angeles2028, o remo de mar, denominado beach sprint, sucede ao double-scull pesos ligeiros de pista, que terminou em Paris2024.

Cada eliminatória junta dois remadores que partem da areia da praia rumo ao barco, com o qual cumprem um trajeto de 250 metros no mar até uma boia, que contornam, para cumprir a mesma distância no regresso, antes de deixar a embarcação e correr para a meta.

Quanto ao resto da seleção, destaque ainda para Dinis Oliveira (CJM1x) e Bruna Parente (CW1x), ambos afastados nos quartos de final, por britânicos, que seriam, respetivamente, campeão e vice-campeã da Europa.