Portugal vence último jogo de preparação antes da convocatória para o Europeu
Depois do empate (1-1) registado na sexta-feira, Portugal e Ucrânia voltaram a medir forças em jogo de preparação para o Euro 2026. No reencontro, a equipa das quinas foi mais forte e venceu por 5-2.
Perante um Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, cheio, Portugal entrou forte e Kutchy e Lúcio Rocha tiveram boas oportunidades para marcar, valendo Savenko à Ucrânia. Aos 19’, após perda de bola do guarda-redes adversário, Tomás Paçó conduziu o contra-ataque e assistiu Pauleta para o 1-0. A Ucrânia reagiu e Zvarych quase empatou.
Na segunda parte, Tomás Paçó foi derrubado na área. Na conversão do penálti, Tiago Brito (28’) dilatou a vantagem. Aoa 31’, Portugal chegou ao 3-0 numa jogada em que André Correia participou. Neves, na insistência, aumentou a vantagem dos comandados de Jorge Braz.
Aos 33’, Tomás Paçó também inscreveu o seu nome na lista de marcadores. A Ucrânia reduziu de seguida através de Korsun. No minuto seguinte, Portugal fez a sexta falta e Mykytiuk dispôs de um livre de 10 metros, que Edu defendeu. Os ucranianos acabariam por voltar a marcar aos 38’, por Nazar Shved, reduzindo para 2-4. Tomás Paçó, aos 39’, aproveitou a baliza deserta e, depois de uma recuperação de bola de Portugal, fechou as contas em 5-2.
Foi o último jogo de preparação antes da convocatória para o Europeu, que arranca em janeiro. Os comandados de Jorge Braz, bicampeões europeus em título, integram o Grupo D com Itália, Polónia e Hungria.