Portugal empata com Ucrânia em teste exigente de preparação para o Europeu
Portugal empatou (1-1) com a Ucrânia, num teste exigente disputado no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira. Foi o primeiro de dois jogos diante da Ucrânia de preparação para o Euro 2026.
O início de jogo foi animado e com oportunidades para os dois lados, com os guarda-redes em destaque. Nos primeiros minutos, Edu esteve em destaque ao evitar os golos de Mykytiuk e Cherniavskyi. Pelo meio, Sukhov desviou com sucesso um remate de Pauleta. Volvidos quatro minutos, Rúben Góis falhou o alvo, depois de um excelente movimento.
Praticamente a meio da primeira parte, grande oportunidade para os ucranianos, sendo que Sukhov teve um papel preponderante ao subir e causar desequilíbrios. Valeu o corte de Rúben Góis.
Aos 12’, a Ucrânia, depois de ir avisando, marcou mesmo. Korsun não aproveitou uma perda de bola da equipa das quinas em zona proibida e colocou a bola por entre as pernas de Edu.
Portugal reagiu e Pauleta não ficou longe da igualdade. O 1-1 apareceu a três minutos e meio do fim da primeira parte. Rúben Góis temporizou, trabalhou bem de pé direito e rematou colocado para o fundo das redes.
Até ao intervalo, Rúben Góis teve um golo anulado e Tomás Paçó atirou à trave. André Correia também teve de se aplicar para evitar novo tento ucraniano.
Logo no arranque da segunda parte, André Correia impediu o 2-1 da Ucrânia. Na resposta, Silvestre não conseguiu bater o guardião ucraniano. Aos 26', Neves ficou na cara de Sukhov, tentou ultrapassá-lo, mas sem sucesso.
Jorge Braz deu minutos aos três guarda-redes e Bernardo Paçó, pouco depois de entrar, teve uma grande intervenção a segurar o empate a uma bola. Já na segunda metade do segundo tempo, Lúcio Rocha trabalhou e finalizou, com Sukhov a agarrar sem dificuldades.
A sete minutos do fim, Mykytiuk obrigou Bernardo Paçó a uma excelente intervenção depois de um remate fortíssimo. Aos 36', ergue-se uma muralha chamada Bernardo Paçó, que temporizou bem e não permitiu que a Ucrânia voltasse a ter vantagem.
A poucos segundos do final, Pauleta e Lúcio Rocha ainda fizeram mira à baliza ucraniana, mas Sukhov segurou a igualdade.
Portugal volta a defrontar a Ucrânia, no domingo, também em Tavira, às 19.45 horas. A equipa das quinas prepara a participação no Europeu 2026. Os comandados de Jorge Braz, bicampeões europeus em título, integram o Grupo D com Itália, Polónia e Hungria.