Portugal luta por quartos no Europeu de equipas

Seleção feminina abre oitavos de final a jogar com a Croácia às 9.00 horas, masculina defronta a Chéquia às 15.00h

A Seleção Nacional feminina é a primeira a entrar em ação esta quinta-feira, nos oitavos de final do Campeonato da Europa de equipas, a jogar-se em Malmö, na Suécia, ao defrontar a Croácia a partir das 9 horas, enquanto a masculina disputa a eliminatória com a Chéquia às 15 horas.

No 12.º lugar do ranking mundial e em 4.º na respetiva tabela europeia, o conjunto feminino formado por Fu Yu (28.ª), Inês Matos (272.ª), Matilde Pinto (324.ª) e Shao Jieni (54.ª) enfrenta uma equipa croata constituída por  - Ivana Malobabic (91.ª), Hana Arapovic (140.ª), Mateja Jeger (194.ª) e Lea Rakovac (280.ª) que, embora cotada na 48.ª posição mundial e 15.ª europeia e sem qualquer vitória frente a Portugal, fazem a responsável técnica nacional encarar o duelo com cautelas.

«O jogo com a Croácia não vai ser fácil. Temos de jogar bem, estar muito concentradas durante toda a partida e disputar todos os pontos. Vamos dar o máximo para passarmos aos quartos de final», antecipou Xie Juan da equipa que venceu a Eslovénia por 3-0 e perdeu pelo mesmo resultado com a Roménia.

Já a Seleção masculina (8.ª mundial/4.ª europeia) encontra uma formação checa (25.ª/ 13.ª) com a qual também nunca perdeu e que na fase de grupos ganhou à Itália (3-2) e foi derrotada pela Suécia (1-3). 

«Estamos preparados para defrontar a Chéquia, conscientes das dificuldades que nos irão colocar, pois são uma equipa muito equilibrada, com três jogadores muito fortes e experientes, que colocaram muitas dificuldades à seleção da Suécia na fase de grupos». 

«Vai ser um jogo muito difícil, mas tudo faremos para atingirmos os quartos de final do Campeonato da Europa», anteviu o selecionador nacional Francisco Santos do confronto com a equipa formada por Lubomir Jancarik (91.º), Tomas Polansky (144.º), Jiri Martinko (211.º) e Pavel Sirucek (416.º).

Em caso de triunfo, nos quartos de final Portugal encontra a vencedora do embate entre Dinamarca e Roménia, no feminino a respetiva apurada do duelo entre Polónia e Suécia, sendo que ambas tem já presença garantida no Mundial, a disputar em fevereiro do próximo ano em Busan, Coreia do Sul.