José António Silva, selecionador nacional de andebol feminino, no Euro 2024
José António Silva, selecionador nacional de andebol feminino.

Portugal afastado do Mundial feminino

Derrota com o Montenegro por 30-26 na segunda mão do 'play-off' de acesso ao Mundial de 2025

A Seleção Nacional de seniores femininos perdeu com o Montenegro por 30-26 na segunda mão do play-off de acesso ao Mundial de 2025. As portuguesas já tinham perdido em casa por 31-19

Se a última imagem é a que fica, a Seleção feminina de andebol despede-se da possibilidade de se estrear num Mundial de forma muito honrosa. Depois de ter perdido por 12 na 1.ª mão do play-off frente a Montenegro, a equipa orientada por José António Silva foi a Podgorica equilibrar bastante o jogo frente à rival, que era super-favorita.

Apesar da derrota por 30-26, a qualidade do jogo apresentado esteve muito mais próximo do real valor das Lusitanas, que perdiam por 16-13 ao intervalo, mas mantiveram-se na discussão do resultado até ao fim. Carmen Figueiredo, com oito golos, voltou a ser a melhor marcadora de Portugal, bem acompanhada pela capitã Bebiana Sabino que com os cinco golos chegou aos 250 pela Seleção A.

No final, o selecionador nacional elogiou a forma como as suas jogadoras se exibiram.

«Fizemos um belíssimo jogo, um jogo personalizado, dentro daquilo que tínhamos previsto para os dois jogos. Mas desta feita, e é importante referenciar, não tivemos, do outro lado, uma jogadora [Đurđina Jauković] que nos colocou muitos problemas do ponto de vista físico. Retirado esse fator, nós, apesar de termos ainda alguma desvantagem com a qualidade de jogo que apresentámos, conseguimos contrariar as armas do nosso adversário e os aspetos que precisamos melhorar mantêm-se», começou por dizer.

Depois de ter devolvido a Seleção aos Europeus em 2024, José António Silva acredita que a equipa está num caminho de crescimento.

«Creio que os dois jogos provam que nós estamos no bom caminho, que permitem confirmar aquelas que são as nossas principais dificuldades e que temos vindo a abordar e para as quais temos que trabalhar no sentido de as resolver. Mas a evolução da equipa, a evolução de algumas jogadoras, permitem-nos, como eu tenho dito sempre, augurar um futuro muito positivo para a equipa», finalizou.

A 27.ª edição do Mundial feminino de andebol realiza-se na Alemanha e nos Países Baixos, de 26 de novembro a 14 de dezembro de 2025.