Ahmed al Ahmed com Chris Minns, presidente da região Nova Gales do Sul - Foto: Instagram/chrisminnsmp
Ahmed al Ahmed com Chris Minns, presidente da região Nova Gales do Sul - Foto: Instagram/chrisminnsmp

Homem que parou atentado na Austrália foi polícia na Síria

Ahmed al Ahmed também foi alvo de tiros num atentado em Sydney, já foi operado e está a recuperar

As imagens de Ahmed al Ahmed a lutar e a tirar uma espingarda das mãos de um dos terroristas de Bondi Beach, Sydney, correram o mundo. Já conhecido como o Herói de Bondi Beach, Ahmed recebeu inúmeros elogios por ter arriscado a vida para salvar inúmeras outras.

Pai de dois filhos, Ahmed tem 43 anos, é um refugiado sírio e um comerciante em Sydney. Após o ato de heroísmo, foi operado porque também foi alvo de dois tiros do atirador. Já se encontra a recuperar e recebeu a visita de Chris Minns, presidente da região Nova Gales do Sul.

«Ahmed é um herói da vida real. Ontem à noite, a sua incrível coragem sem dúvida salvou inúmeras vidas quando ele desarmou um terrorista, correndo um enorme risco pessoal», escreveu o político no Instagram.

«O meu filho é um herói»

Os pais de Ahmed, que até estão há pouco tempo na Austrália, falaram à imprensa local fora do hospital onde Ahmed foi operado. O pai destacou o facto de o filho ter sido polícia na Síria porque sempre quis ajudar outras pessoas.

«O meu filho é um herói. Ele serviu na polícia e nas forças de segurança [na Síria] e tem o impulso para proteger as pessoas. Quando viu pessoas caídas no chão e sangue por toda a parte, imediatamente a sua consciência e a sua alma levaram-no a atacar um dos terroristas e a tirar-lhe a arma», disse o pai, Mohamed Fateh al Ahmed.

A mãe, Malakeh Hasan al Ahmed, não escondeu a emoção: «O meu filho sempre foi corajoso e ajudou pessoas. Ele é assim. Ele viu pessoas a morrerem e quando o agressor ficou sem munições, tirou-lhe [a arma], mas foi atingido.»

Impacto das ações de Ahmed chegou até à Casa Branca. «Foi uma pessoa muito, muito corajosa que atacou frontalmente um dos atiradores e salvou muitas vidas», disse Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Na plataforma de angariação de fundos GoFundMe foi criada uma página para apoiar Ahmed e que já angariou mais de 750 mil dólares.