Pontapé na crise: Liverpool acaba com série negra e ultrapassa Amorim
Na 1.ª parte deste encontro, parecia que o Liverpool podia somar a quinta derrota consecutiva na Premier League (até porque o Aston Villa vinha de quatro triunfos seguidos); aos 5’ Morgan Rodgers acertou no poste e 15 minutos depois, Matty Cash obrigou Mamardashvili a uma defesa brilhante.
A equipa de Arne Slot queria dar uma nova imagem, depois de seis derrotas em sete jogos para todas as competições, e teve em Szoboszlai um elemento muito ativo: falhou um golo, isolado, aos 23’, permitindo a defesa de Emiliano Martínez e cruzou para o golo de Hugo Ekitiké (44’), mas o francês foi apanhado em fora de jogo.
O Liverpool apostava muito na pressão alta e assim inaugurou o marcador, forçando um erro clamoroso de Martínez. O guarda-redes ofereceu a bola a Salah, que marcou de pé direito o 250.º golo com a camisola do Liverpool. O egípcio é o terceiro melhor marcador da história do club - só Roger Hunt (285 golos) e Ian Rush (346 golos) estão à sua frente nesse registo.
A estratégia manteve-se na 2.ª parte e deu, de novo, frutos para os de Merseyside. A pressão alta obrigou o Aston Villa a atirar longo e sem critério. Van Dijk cabeceou para Gakpo, este passou para Mac Allister que fez a bola progredir até Gravenberch, para o neerlandês desferir um forte remate, contando com um desvio feliz em Pau Torres para fazer o 2-0.
O jogo ficou depois marcado por um lance polémico entre Amadou Onana e Mac Allister. Antes da marcação de um canto para o Aston Villa, o belga agarrou o pescoço do argentino, o que levou o árbitro a mostra-lhe o cartão amarelo.
A equipa de Unai Emery teve um ascendente no final do jogo, mas pouco incomodou Mamardashvili. Assim, além de acabar com a série de derrotas, também interrompeu a série de 10 jogos seguidos sempre a sofrer golos.
O Liverpool chega assim aos 18 pontos e junta-se ao Bournemouth no 2.º lugar da Premier League, a sete pontos do Arsenal. A Premier League está verdadeiramente de loucos, porque o Aston Villa está em 11.º… a apenas três pontos do Liverpool! Pelo meio está o Manchester United com 17 pontos.