Oscar Piastri, piloto da McLaren
Oscar Piastri, piloto da McLaren - Foto: IMAGO

Piastri pode igualar recorde de Senna e Häkkinen

Piloto australiano procura entrar na história da McLaren ao vencer oito corridas numa só temporada

Oscar Piastri tem este fim de semana a oportunidade de igualar um recorde na história da McLaren, alcançado pela primeira vez pela lenda Ayrton Senna.

O australiano chega a Baku como líder da classificação da Fórmula 1, com uma vantagem de 31 pontos sobre o seu colega de equipa Lando Norris.

Nas primeiras 16 corridas desta temporada, Piastri registou 7 vitórias e, se vencer também no domingo, igualará o recorde de Senna de 8 vitórias numa única temporada, alcançado em 1988 - ano em que o brasileiro conquistou o seu primeiro título mundial numa batalha renhida com o seu colega de equipa Alain Prost.

Em 1998, outra lenda da McLaren, Mika Häkkinen, conseguiu igualar o recorde de Senna a caminho do seu primeiro título mundial. O finlandês fê-lo numa temporada com 16 corridas, enquanto Piastri precisará de pelo menos 17 corridas para o conseguir.

Verstappen detém o recorde da Fórmula 1

Se Oscar Piastri procura igualar o recorde de vitórias numa temporada ao serviço da equipa britânica, o recorde da Fórmula 1 será bastante mais difícil de alguma vez destronar. Em 2023, Max Verstappen, ao serviço da Red Bull, venceu 19 corridas em 22 possíveis.