Nader esperou por Salomé após cortar a meta na Av da Liberdade para a abraçar. Fotografia São Silvestre de Lisboa

Isaac e Salomé 'namoraram' no topo do pódio da São Silvestre de Lisboa

Medalhados mundiais do Benfica repetiram a vitória dos 10 km que uma vez mais animou as ruas da capital. Homens levaram a melhor sobre as mulheres na Guerra dos Sexos pela nona vez

O campeão do mundo dos 1500m em Tóquio-2025 Isaac Nader e a medalha de bronze, também nos 1500m, nos Mundiais de pista coberta Apeldoorn-2025, Salomé Afonso, ambos do Benfica e namorados, revalidaram, este sábado, os títulos de vencedores da São Silvestre de Lisboa, ao serem os mais rápidos num 18.ª edição marcada pela chuva, que não permitiu o estabelecimento de recordes, a não ser o número de 15 mil inscritos, com o novo máximo de 39 por cento de mulheres.

Isaac Nader, de 26 anos, vencedor em 2023 e 2024, necessitou de 28.34 minutos para percorrer os 10 km do percurso por algumas das principais ruas da baixa da capital (Avenida da Liberdade, passando por pontos icónicos como Restauradores, Rossio, Rua do Ouro, Cais do Sodré, Av. 24 de Julho, com retorno pelo Cais do Sodré novamente, Av. Ribeira das Naus, Praça do Comércio, Rua da Prata, Rua da Betesga e regressando à Av. Liberdade) e terminou acompanhado no pódio por Duarte Gomes (28.44m), do Sporting, e João Batista (29.24), do Natação de Torres Novas.

No sector feminino, Salomé Afonso, de 28 anos, repetiu a primeira posição de 2024 ao cortar a meta no final da Avenida da Liberdade em 32.55. Solange Jesus (33.37), do SC Braga, e a sueca Nova Ojutkanas (34.41) ficaram na 2.ª e 3.ª posições, respectivamente.

Galeria de imagens 10 Fotos

No já tradicional duelo da Guerra dos Sexos, a elite feminina partiu 4.15m antes da masculina – diferença entre ambos na edição anterior –, mas tal vantagem revelou-se insuficiente, uma vez que Isaac ultrapassou Salomé na derradeira descida da Avenida da Liberdade.

Na  Guerra dos Sexos, a elite masculina dilatou a vantagem para nove triunfos, perante as sete vezes que as mulheres resistiram e alcançaram a meta antes.