Petro vence Académica e mantém-se firme na liderança
O Petro de Luanda recebeu e venceu a Académica do Lobito por 2-0, em partida referente à 14ª jornada do Girabola. Num jogo que se previa de sentido único, a estratégia defensiva dos "estudantes" obrigou os comandados de Flávio Amado e Joaquim Valinho a um esforço extra, resolvido apenas com lances de insistência e uma postura mais assertiva na segunda metade.
A jogar no gigante da Camama, o Petro apresentou-se com uma nuance tática diferente, apostando em dois pontas-de-lança de raiz. Apesar do domínio territorial e do volume de ataques, as oportunidades claras tardavam. A Académica, com um trabalho tático irrepreensível, fechou os caminhos para a baliza, obrigando o Petro a recorrer a jogadas ensaiadas — numa delas, Kinito viu o golo ser negado pelo ferro.
Quando o nulo parecia destinado a acompanhar as equipas para o intervalo, surgiu o momento de inspiração de António Hossi. Aos 44 minutos, o defesa apareceu em zona de finalização para apontar o seu segundo golo no campeonato, libertando a pressão que se sentia nas bancadas.
No reatamento, o ritmo subiu. Se na primeira parte o médio Toro exibiu um rendimento abaixo do esperado, o descanso fez-lhe bem. O jogador assumiu as rédeas do meio-campo, tornando-se o motor da equipa e o elemento mais produtivo em campo. A tranquilidade definitiva chegou aos 70 minutos, quando Thiago Reis finalizou com sucesso, estabelecendo o 2-0 final.
O encontro ficou ainda marcado pelo momento emocional do regresso de Tiago Azulão aos relvados, uma peça fundamental para as aspirações dos tricolores na fase decisiva da época. O Petro de Luanda chegou aos 36 pontos, mais seis do que o segundo classificado 1.º de Agosto. De recordar que o Petro é tetracampeão angolano, podendo, caso seja vencedor em 25/26, igualar o registo único de pentacampeão, pela segunda vez.