Petro perdulário empata em casa com Stade Malien e complica contas na Champions
Num desafio onde a vitória era o oxigénio necessário para a classificação, o nulo acaba por saber a pouco, face ao domínio territorial e às oportunidades criadas pela equipa tetracampeã angolana.
O jogo começou com o Stade Malien a testar a defesa petrolífera logo aos 5 minutos. No entanto, o Petro respondeu com investidas sérias, mas nunca conseguindo enquadrar os seus remates com a baliza durate o primeiro tempo.
Aos 53 minutos, o guarda-redes Hugo foi herói ao travar um remate de Taddeus Nkeng - o único remate enquadrado dos malianos - que parecia levar selo de golo. De resto, a segunda parte trouxe mais do mesmo...muita posse de bola da equipa da casa, mas com pouca ou nenhuma baliza, até aos 67', quando o recém-entrado Jó Paciência fez, na cara do golo, o primeiro remate enquadro do Petro, defendido, entretanto, por N'golo Traore.
Os remates sucessivos de Toro e Ilídio Panda - para a defesa da tarde/noite - serviram para animar a massa adepta tricolor. E o momento do jogo foi aos 79': o Petro reclamou de uma grande penalidade e beneficiou mesmo do castigo máximo. Após um debate aceso entre Tiago Reis e Bernardo Dias (Benny) sobre quem assumiria a responsabilidade, foi o número 12 (Benny) quem bateu, atirando à barra, perdendo assim a soberana oportunidade do Petro no jogo.
«Resulktado deixa-nos insatisfeitos»
No rescaldo do encontro, o treinador adjunto Joaquim Valinho não escondeu o desalento. «Fizemos um jogo competitivo, criámos oportunidades, mas não conseguimos a vitória. É um resultado que nos deixa insatisfeitos». O adjunto de Flávio Amado sublinhou que a equipa teve períodos de «controlo e domínio total», obrigando o adversário a «bater a bola, e a jogar em desconforto».
Sobre as contas do apuramento, o técnico mostrou-se esperançado: «Temos de ultrapassar esta desilusão e focar no que falta. Ainda não estamos eliminados. Temos um jogo em casa e um fora para lutar pela passagem».
O Petro de Luanda recebe, no dia 7 de Fevereiro, o Simba, em jogo da jornada 5 da fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.
No outro jogo do grupo D, o Simba da Tanzânia recebe este domingo o Esperance da Tunísia.