Torneio Apertura começa com penálti polémico sobre Di María (vídeo)
A primeira jornada do Torneio Apertura de 2026 não demorou a gerar controvérsia. Na derrota do Rosario Central, por 1-2, frente ao Belgrano, no estádio Gigante de Arroyito, o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor da equipa da casa, com recurso ao VAR, após falta sobre Di María que desencadeou fortes protestos por parte do conjunto visitante.
O lance ocorreu a poucos minutos do final da primeira parte. Na sequência de um cruzamento largo, a bola ficou dividida na área e, na tentativa de ganhar a posição, Juan Velázquez pisou o pé direito de Di María. O internacional argentino caiu de imediato no relvado e o árbitro, Yael Falcón Pérez, assinalou inicialmente um livre direto, considerando a infração punível.
😳IMPRESENTABLE,LE REGALARON OTRO PENAL A DI MARIA
— Tobi Informa (@tobi_informa) January 25, 2026
pic.twitter.com/GFMhwASRKW
Contudo, o VAR, liderado por Jorge Baliño, alertou o juiz da partida de que a falta tinha ocorrido dentro da grande área. Sem necessidade de rever as imagens no monitor, Pérez apontou para a marca de penálti.
O capitão do Rosario Central não desperdiçou a oportunidade e converteu o castigo máximo com um remate forte, perante o visível descontentamento no banco do Belgrano.
🤳 El tanto de penal de Ángel Di María para adelantar al Canalla en el marcador #VamosCanalla 🇺🇦💪🏼 pic.twitter.com/yeUwmYjTpA
— Rosario Central (@RosarioCentral) January 25, 2026
Os protestos não se ficaram por aí. Aos cinco minutos da segunda parte, as reclamações efusivas e contínuas de Ricardo Zielinski, treinador do Belgrano, levaram à sua expulsão, o que intensificou a fúria de toda a equipa de Córdoba.
Este não foi o primeiro desentendimento entre Zielinski e Falcón Pérez. Nas meias-finais da Taça da Argentina de 2025, num jogo entre o Belgrano e o Argentinos Juniors, o mesmo árbitro assinalou uma grande penalidade a favor do Argentinos que não passou despercebida ao técnico.
«O penálti é uma vergonha. Quantas vezes mais nos vão prejudicar? Tento não falar dos árbitros, não falo há dez anos porque, se não falo quando me beneficiam, também não o faço quando me prejudicam. Mas chega um momento em que uma pessoa se farta. Vão fazer alguma coisa ou isto vai continuar assim?», questionou Zielinski na conferência de imprensa após esse jogo.
Apesar da controvérsia, o Belgrano conseguiu dar a volta ao resultado. Numa reviravolta impressionante nos minutos finais, um autogolo de Facundo Mallo e um golo de Lautaro Gutiérrez, um minuto depois, garantiram uma vitória categórica fora de casa para o Pirata contra o campeão da Liga de 2025.
Artigos Relacionados: