Pedrosa e Campos venceram por 2-0 na Austrália. Foto FPV
Pedrosa e Campos venceram por 2-0 na Austrália. Foto FPV

Pedrosa e Campos com vitória promissora no Mundial de voleibol de praia

Os portugueses enfrentam a seguir a dupla Daouda Yacoubou e Mensan Tohouegnon, do Benim

A dupla portuguesa de voleibol de praia João Pedrosa/Hugo Campos estreou-se da melhor forma no Mundial, a decorrer em Adelaide, na Austrália, com uma vitória por 2-0 frente aos neozelandeses Bradley Fuller e Ben O’Dea.

Os tetracampeões nacionais venceram pelos parciais de 24-22 e 21-18 e começaram da melhor maneira o seu segundo Mundial da carreira, após em 2023 terem terminado no 33.º lugar no México, e deram um passo importante para seguir em frente.

«Foi uma vitória muito, muito importante. Dos três jogos, se calhar era o jogo mais importante, não só por ser o primeiro, mas também por ser contra uma equipa muito forte, que possivelmente iria lutar connosco pelos lugares do topo do grupo e, portanto, conseguir a vitória foi muito bom para nós», assumiu João Pedrosa.

Na fase de grupos, as duplas são divididas em 12 poules de quatro equipas, num sistema de todos contra todos a uma só volta avançando diretamente para a ronda os16 avos de final os vencedores e os segundos classificados, mais as quatro melhores duplas terceiras classificadas.

Os portugueses estão integrados no Grupo F e, na madrugada de domingo (3h30), enfrentam a dupla Daouda Yacoubou e Mensan Tohouegnon, do Benim, antes daquele que teoricamente será o embate mais complicado, na segunda-feira (2h30), com os cubanos Noslen Diaz e Jorge Luis Alayo que conquistaram o nono lugar nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Pedrosa e Campos ocupam a 27.ª posição no ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e que lhes valeu a entrada direta para o quadro principal em Adelaide, ao contrário do que aconteceu no México, há dois anos, quando competiram com um wild card.

Além da dupla de atletas, a arbitragem portuguesa volta a estar em destaque. O árbitro Rui Carvalho repetirá a presença num Campeonato do Mundo. Rui Carvalho é uma figura internacional de renome, tendo já arbitrado a final masculina de Voleibol de Praia nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o jogo da medalha de bronze em Tóquio 2020 e a final dos Europeus de 2022.