Paulo Fonseca supera treinadores lendários do Lyon
Paulo Fonseca assumiu o comando técnico do Lyon em janeiro, mas já cunhou um lugar na história do clube. O técnico luso tornou-se no treinador do histórico gaulês com o melhor rácio de vitórias de sempre, após o triunfo diante do Estrasburgo (2-1) no domingo.
As 20 vitórias conquistadas em 31 jogos à frente dos destinos do Lyon permitem que Paulo Fonseca registe um aproveitamento de 64,5%, superior ao de Gérard Houllier (63,9%) e Alain Perrin (63,6%) que conduziram o clube até à conquista de três campeonatos, entre 2005 e 2008.
Houllier (2,15) e Perrin (2,07) são os únicos treinadores que registam uma maior média de pontos por jogo na Ligue 1 do que Paulo Fonseca, que fecha o pódio com 1,97. O técnico falecido em 2020 disputou 108 jogos no comando técnico do Lyon, enquanto o sucessor acumulou 55.
Houllier e Perrin contribuiram para o heptacampeonato conquistado pelo Lyon, entre 2001 e 2008.
Paulo Fonseca regista 20 vitórias, um empate e dez derrotas em 31 jogos ao serviço do Lyon, desde 31 de janeiro de 2025. O técnico luso conduziu o clube até ao sexto lugar na Ligue 1 e aos quartos de final da UEFA Europa League.
Ao fim de nove jornadas da presente edição da Ligue 1, o Lyon ocupa o quarto lugar na Ligue 1, com 18 pontos, e está a dois do líder PSG. Só os parisienses e o Lens sofreram menos golos (8) do que a turma de Paulo Fonseca (9). Na UEFA Europa League, Les Gones venceram os três jogos que disputaram.
Afonso Moreira, autor do golo da vitória do Lyon diante do Estrasburgo, é um exemplo da estratégia do Lyon para colmatar as saídas de Cherki, Mikautadze, Lacazette ou Lucas Perri. O extremo luso de 21 anos integrou uma lista de compras dominada pela juventude. Tyler Morton (22 anos), Karabec (22) ou Pavel Sulc (24), contratados este verão, ocupam o top-10 de jogadores mais utilizados por Paulo Fonseca esta época.
Afonso Moreira substituiu Malick Fofana que se lesionou gravemente contra o Estrasburgo e só regressa à competição em 2026. O extremo belga é uma das jóias da coroa do Lyon, tendo sido o quinto jogador mais utilizado por Paulo Fonseca esta época.
Histórico apesar dos percalços
Paulo Fonseca está a fazer história no comando técnico do Lyon sem se sentar no banco de suplentes na Ligue 1 desde 2 de março. O técnico luso foi suspenso pelo Comité Disciplinar da Liga por nove meses por confrontar o árbitro Benoit Millot, durante uma receção ao Brest.
Paulo Fonseca só pode regressar à linha lateral a 30 de novembro, na visita ao Nantes. O treinador de 52 anos teve acesso proibido à linha lateral, balneários e corredores adjacentes antes, durante e depois das partida até 15 de setembro.