Patinagem Artística: Rita Azinheira sagra-se campeã do Mundo de juniores
Rita Azinheira, atleta da Seleção Nacional de patinagem livre, sagrou-se, na manhã desta terça-feira, campeã do Mundo no escalão de juniores, no Mundial que está a decorrer em Pequim, na China. Competição na qual João Pedro Cruz também subiu ao pódio para receber a medalha de bronze.
A jovem atleta, de 17 anos, que conquistou também o segundo título de campeã da Europa em setembro deste ano, alcançou o ouro com a pontuação de 182.38, no somatório das duas provas, programas curto e long, relegando para os restantes degraus do pódio a italiana Martina Stefani (179,83) e a espanhola Paula Roman Martí (172,16). A também portuguesa Rita Afonso (129,44) terminou na 9.ª posição.
«Nem consigo acreditar que sou campeã do mundo. É tão fácil dizer, mas sou realmente campeã do Mundo. Foi toda uma vida a trabalhar para chegar ao campeonato mais importante e conseguir mostrar tudo aquilo que trabalhei. A Rita pequenina está sem dúvida, muito orgulhosa», referiu, em declarações à Federação de Patinagem de Portugal, agradecendo à família, treinadores e a todos os que a apoiam: «Sozinha não conseguiria. Agora vou continuar a trabalhar para os próximos desafios.»
Na prova masculina, João Pedro Cruz terminou na terceira posição, com 219,73 pontos, com Martim Rodrigues a ser quinto, com 154,78.
Os dois primeiros lugares do pódio foram ocupados por patinadores espanhóis, com Guillermo Gomez (261,02) a sagrar-se campeão, à frente de Unai Cereijo García (234,77).