Patinagem artística: Ema Pitoco e Vítor Castro campeões da Europa
«Esta medalha representa aquilo que é o início da nossa carreira como par. Trata-se da nossa primeira época, por isso é bastante gratificante ver que, ao fim de tão pouco tempo em que trabalhamos juntos, conseguimos evoluir de forma a garantirmos esta conquista e fazer uma excelente prestação, como aconteceu neste campeonato da Europa», declarou Vítor Castro após, juntamente com Ema Pitoco de Sousa, se terem sagrado campeões em pares de dança no Europeu de patinagem artística Trieste-2025.
Isto, um dia depois de Madalena Costa também já ter conquistado o ouro na disciplina livre, enquanto Diogo Craveiro assegurou a medalha de prata em masculinos.
No final das duas provas (styledance e freedance) Vítor e Ema somaram o total de 125,50 pontos, tendo mesmo alcançado a pontuação mais elevada em freedance (3.º em styledance), suficiente para relegarem as duplas italianas Linda Siciliano e Vittorio Castaldi (124,94) e Linda Cantalini e Andrea Loguercio (123,75) para os restante degraus do pódio. O também par português Lara Soares e Diogo Costa, quedaram-se na 4.ª posição com 121,23 pts.
«Nesta temporada ainda vamos ter o campeonato do mundo, por isso é continuar a trabalhar para tentar melhorar ainda mais os resultados alcançados agora em Itália», completou Vítor Castro, já apontando para o Mundial que será disputar em Pequim, entre 17 e 30 de outubro.
Para Ema Pitoco de Sousa, que na época passada também conseguira a medalha de ouro no Mundial de Rimini, em Itália, só que fazendo par com Diogo Craveiro, desta feita, e passados dois meses de ter sido campeã nacional com Vítor Castro, voltou a subir ao pódio para fazer soar A Portuguesa.
«Sentimo-nos realizados com esta conquista, já que representa todo o trabalho que tivemos ao longo destes poucos meses. Por isso estamos bastante felizes e ansiamos por um futuro com muitas mais conquistas», assegurou a patinadora do Rolar Matosinhos, igualmente em declarações à FPP.
Logo de manhã, a Seleção já havia tido oportunidade de celebrar outra medalha, desta feita no escalão de cadetes, com o par de dança Catarina Coelho e Tiago Leite a levarem o bronze (83,49 pts), atrás dos italianos Greta Ognibene e Schon Mengou (97,00) e Sofia Orlando e Tommaso Lacopo (87,40). Leonor Oliveira e Santiago Barqueira concluíram a prova em 5.º (74,53).
Artigos Relacionados: