Os milhões que Marc Márquez ganhou no MotoGP em 2025
O piloto espanhol da Ducati, Marc Márquez, conquistou o título de campeão do Mundo de MotoGP no Japão, mas acabou por lesionar-se na corrida da Indonésia, quatro Grandes Prémios antes do final da temporada.
A vantagem do espanhol, porém, era tão grande que ninguém poderia já retirar-lhe o sétimo título Mundial.
"Si no había buenas notas, no había motos. Si mi cabeza está más o menos amueblada, es responsabilidad de mis padres y todo mi entorno"
— DAZN España (@DAZN_ES) November 22, 2025
Marc Márquez y el reconocimiento a sus padres 😍
Puedes ver la retransmisión GRATIS aquí https://t.co/ApQCYepUAx pic.twitter.com/SWg3nrsi6b
À partida para esta temporada, apesar dos sinais que tinha dado no final do ano anterior, a expetativa era grande, mas talvez não tão alta. Ainda assim, a Ducati ofereceu-lhe um salário de rei, 10 milhões de euros, só batido pelo francês da Yamaha, Fabio Quartararo, que recebe 12 milhões.
Porém, Márquez fez crescer, e muito, esta base, dado que o seu contrato previa vários prémios em função dos resultados alcançados.
Marc Márquez (32), sobre su patrimonio: "Con 20 años ya gané 1 millón de euros y mi casa de Pozuelo vale 10 millones" https://t.co/7O5ezlWjUr
— EL ESPAÑOL (@elespanolcom) November 14, 2025
Por cada corrida principal ganha, o novo piloto da Ducati receberia150 mil euros, 80 mil por segundo lugar e 40 mil pelo último lugar do pódio, precisamente o mesmo valor que podia amealhar por qualquer triunfo numa corrida sprint.
Ora, atendendo a que Marc Márquez venceu 11 corridas principais, subiu ao primeiro lugar do pódio em 14 sprints e ainda fez três segundos lugares e um terceiro, contas feitas a Ducati teve de pagar-lhe mais 2,490 milhões de euros por desempenho.
Marc Márquez (32) revela su lugar favorito y su tesoro más preciado en su lujosa casa de 10 millones de euros en Pozuelo https://t.co/YSHDY7wFN2
— Deportes El Español (@podium_EE) November 19, 2025
Mas o acordo contemplava ainda um prémio gordo, para o caso do piloto de 33 anos conseguir sagrar-se campeão do Mundo: 3 milhões de euros.
O domínio do espanhol foi de tal ordem que muito antes do final da temporada, a equipa italiana já fazia contas e, no final, Marc Márquez recebeu praticamente 15 milhões de euros. Ainda bem que não havia prémio para as pole positions, terá pensado o diretor financeiro, já que foram oito nas 17 corridas que fez, antes de se lesionar.
A isto, claro será preciso somar o valor que recebe em patrocinadores e, segundo a imprensa especializada, o valor pode ascender 40 milhões por ano, suportados por Red Bull, Estrella Galicia, Alianz e Tissot.