Open de Austrália: Swiatek sobrevive a dia de eliminações de cabeças de série
Foi um dia de pesadelo para as cabeças de série que entraram em campo para os jogos da segunda ronda do Open da Austrália. Iga Swiatek, número um mundial, defrontou a norte-americana Danielle Collis e derrotou a finalista da edição de 2022 por 2-1, com os parciais de 6/4, 3/6 e 6/4.
A polaca entrou melhor no encontro, mas a veterana adversária elevou o nível que a levou a ser vice-campeã no torneio. Na 'negra', Collins esteve superior e quebrou o serviço de Swiatek por duas ocasiões, valendo-lhe uma vantagem de 4-1. No entanto, a semifinalista de 2022 mostrou grande espírito de luta e ganhou cinco jogos seguidos para se qualificar para a fase seguinte.
Swish and flick 🪄 @iga_swiatek@Kia_Worldwide • #Kia • #MakeYourMove • #MovementThatInspires@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis pic.twitter.com/1oAEjvZylg
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 18, 2024
Na terceira ronda, Iga Swiatek defronta a checa Linda Noskova por um lugar nos oitavos de final.
Rybakina e Pegula surpreendidas
Elena Rybakina, a terceira tenista mais bem classificada do ranking WTA, foi eliminada na segunda ronda, depois de perder contra Anna Blinkova em três sets, (6/4, 4/6 e 7/6 [20-22]) com direito ao tie-break mais longo da história da prova. Pelo meio salvou seis pontos de encontro, mas não evitou desaire.
A cazaque tinha sido finalista em 2023, perdendo para Aryna Sabalenka e vinha como uma das principais favoritas a vencer o Grand Slam, depois de bater a bielorrussa no WTA 500 de Brisbane, evento de preparação para o major dos antípodas.
Mas as surpresas não acabaram por aqui, já que a norte-americana Jessica Pegula, 5.ª WTA, também se despediu precocemente de Melbourne Park, depois de perder em dois sets (6/4 e 6/2) contra Clara Burel (51).
Face a estes resultados, restam apenas cinco cabeças de série na terceira ronda do quadro feminino: Iga Swiatek (1.ª), Aryna Sabalenka (2.ª), Coco Gauff (4.ª), Barbora Krejcikova (9.ª) e Beatriz-Haddad Maia (10.ª)