Oliveirense continua a ganhar Fotografia FPB

Oliveirense entra a ganhar no 'play-off'

Vencedor da Taça Hugo dos Santos ganha quarto jogo consecutivo em pouco mais de uma semana (Sporting, Ovarense, FC Porto), mas agora de novo a contar para o campeonato, para o qual começou a segunda fase

Um pouco à imagem do que tem acontecido ao longo da temporada, onde nos quatro confrontos anteriores apenas cedera contra o rival regional na fase de apuramento da Taça Hugo dos Santos, competição que, curiosamente, até acabou por ganhar na passada semana ao bater na final o FC Porto, a Oliveirense levou a melhor face à Ovarense por 87-74 (25-18, 17-16, 19-20, 26-20) no arranque da série a contar para os quartos de final do play-off da Liga Betclic.   

Num ritmo animado e entusiasmante para mais um dérbi entre dois clubes que têm marcado a história do basquetebol nacional, durante os primeiros cinco minutos assistiu-se a sete alternâncias de liderança de marcador que entusiasmaram o público no Pavilhão Dr. Salvador Machado, mas depois de Danjel Purifoy (16 pts, 3 res) ter colocado a Oliveirense a comandar por 9-8, nunca mais o conjunto de João Figueiredo abriu mão do comando.  

Sem nunca conseguir uma margem que lhe desse alguma vantagem confortável, é verdade. Afinal Delaney Blaylock (22 pts, 4 res, 3 ass) e Gustavo Teixeira (21 pts, 2 res, 3 ass), este com 3/4 dos três pontos, tudo fizeram para recolocar a Ovarense na luta cesto a cesto. No entanto, o suficiente para, a 1.33m do apito final, Malik Morgan (16 pts, 3 res, 3 ass) matar a partida da linha de lance livre, o que originou a maior diferença de todo o encontro (82-67).

Dois pontos que fecharam a sensacional sequência de 11 pontos consecutivos da Oliveirense convertidos pelo base americano desde os 74-62 e que incluiu três triplos seguidos antes dos lances livres.

Apesar da vitória, a formação de Oliveira de Azeméis cometeu 14 turnovers, que proporcionaram 15 pontos ao adversário, o qual registou 9 perdas de bola.

Valeu uma vez mais eficácia nos lançamentos de três dos donos da casa (10/17, 58%), solução que já não correu tão bem aos de Ovar (8/31, 25%). A Oliveirense contou com 25 pontos vindos do banco, enquanto os suplentes da Ovarense produziram 12 pontos, com destaque para Lual Rahana (10 pts, 5 res).