Sporting bateu FC Porto na Supertaça de andebol (Foto: Tiago Canhoto/LUSA)
Sporting bateu FC Porto na Supertaça de andebol (Foto: Tiago Canhoto/LUSA)

Oito títulos consecutivos: Sporting bate FC Porto e conquista Supertaça

Leões levaram a melhor (36-29) no Multiusos de Sines e continuam hegemonia do andebol português. Kiko Costa foi a grande figura do clássico, com nove golos

O Sporting é o vencedor da Supertaça de andebol, depois de ter batido o FC Porto (36-29), esta tarde, no Pavilhão Multiusos de Sines. É o oitavo título consecutivo conquistado pelo emblema verde e branco, que tem dominado a modalidade nos últimos anos - dois campeonatos (2023/24 e 2024/25), três Taças de Portugal (2022/23, 2023/24 e 2024/25) e três Supertaças (2023, 2024 e 2025).

O clássico começou com ritmo frenético e bastante equilíbrio, como golos para os dois lados nos minutos iniciais e grandes exibições individuais nas duas equipas. Do lado leonino, Kiko Costa, estrela da companhia, esteve inspirado e Natán Suárez também contribuiu com golos importantes. Já os azuis e brancos tiveram em Diogo Rêma uma fortaleza na baliza, ele que colecionou grandes defesas, sobretudo no primeiro tempo.

Apesar do equilíbrio que marcou o início do desafio, os leões começaram a descolar no marcador a partir dos 23 minutos, quando alcançaram uma vantagem de três golos pela primeira vez (15-12). Até ao final da primeira metade, a equipa de Ricardo Costa ainda conseguiu ampliar a almofada no marcador para cinco golos (20-15), com dois remates certeiros importantíssimos do capitão leonino Salvador Salvador em cima do intervalo.

Na etapa complementar, a toada de domínio verde e branco manteve-se, com boas exibições de Diogo Branquinho e Martim Costa, além do inevitável Kiko. Na equipa de Magnus Andersson, José Luís Ferreira deu muito trabalho ao Sporting, com muitas incursões perigosas e seis golos.

Os leões conseguiram chegar a uma vantagem bastante confortável, de sete, no marcador (26-19), aos 38 minutos, mas os dragões não baixaram os braços e tentaram recuperar, sendo que ainda conseguiram reduzir a diferença para três (29-26), aos 48'.

Porém, o Sporting voltou a tomar as rédeas do jogo e não deixou o FC Porto encurtar (ainda mais) as distâncias. Até ao fim, o emblema de Alvalade conseguiu superiorizar-se e acabou a partida com os mesmos setes golos de diferença que havia conseguido alcançar no segundo tempo (36-29).

Os leões vencem a terceira Supertaça consecutiva e levam para o museu a sexta do seu palmarés, aproximando-se do emblema portista, o mais titulado na prova, que tem oito.

Sugestão de vídeo: