O bom trabalho realizado por Ian Cathro ao comando do Estoril levou os canarinhos acordarem uma renovação contratual até 2028 com o escocês. Copyright: David Martins/IMAGO - Foto: IMAGO

Oficial: Ian Cathro ao comando do Estoril até 2028

Administração dos canarinhos oferece renovação contratual ao treinador escocês como reconhecimento pelo trabalho realizado na época de estreia; estágio de pré-época decorre em Tróia e não em Melgaço, como estava inicialmente previsto

A abordagem do Estoril ao mercado tem sido progressiva, com duas contratações (Pizzi e Khayon Edwards) e um regresso (Diogo Brasido), ao qual se junta uma importante garantia de continuidade num dos pontos mais importantes da equipa: o treinador.

O trabalho de Ian Cathro ao comando dos canarinhos motiva o agrado da administração do clube da Linha de Cascais, que optou por premiá-lo com uma renovação até 2028 – o escocês tinha mais um ano de vínculo para cumprir e este foi estendido por mais duas temporadas.

Apesar de muito satisfeito pelo reconhecimento pelo êxito alcançado no seu primeiro ano de passagem pelo comando técnico do Estoril, que terminou a última Liga na oitava posição, Cathro reagiu com uma mensagem e com grande parte da mesma direcionada a Diogo Jota, recentemente falecido e com o qual trabalhou no Wolverhampton por duas temporadas, entre 2018 e 2020.

Eis a mensagem de Ian Cathro, após ter acordado a renovação:
“É verdade que a vida continua, mas também há momentos em que parece que o mundo acabou. Mesmo. Tenho a sorte de ter já muita experiência nesta vida de futebol, com várias etapas, mas existe um momento que será sempre uma referência importante para mim: o Wolves. Aquele era um grupo mesmo muito especial de jogadores, de pessoas que se fez de atitude, humildade, ambição, garra, sacrifício, amizades e relações… Foi por tudo isso que aquela equipa conseguiu coisas muito especiais. Em Wolverhampton, tive a oportunidade de testemunhar o incrível crescimento de jogadores, pessoas, relações, vidas e famílias. E de ser inspirado por gente especial. Em Inglaterra há a expressão “he’s a good lad” e, claro, às vezes nem sempre é verdade. Mas para o Diogo era mesmo verdade, aliás, era mais do que isso, era mais um: “he’s a great lad”. Hoje, neste momento especial aqui no Estoril, em que o sentido é querer participar, também, da construção de um grupo especial, de jogadores e de pessoas, só quero que a família do Diogo e do André sintam mais um pouco o incrível amor, apoio e a força que também nasce e se partilha no futebol; e que aos poucos encontrem as forças necessárias para voltar a colocar um pé à frente do outro. Aos estorilistas, perdoem-me, mas esta é a única mensagem que faz sentido agora. Mas eu vou estar por aqui mais um bocadinho. E vamos falando. Ian Cathro

Nesse período, Ian Cathro fazia parte da equipa técnica dos Wolves como treinador adjunto de Nuno Espírito Santo e criou, por isso, uma boa ligação com o malogrado internacional português, a quem deixou palavras de apreço e homenagem.

O Estoril anunciou ainda a mudança do local do seu estágio de preparação, iniciado esta segunda-feira que, ao invés de se realizar em Melgaço, como estava previsto, passou para Tróia, mantendo os dias de trabalho agendados – entre os dias 6 e 12, regressando no próximo sábado à Amoreira.