Estoril: arranque estável como este, só há... nove anos
O Estoril iniciará, esta segunda-feira, a sua segunda semana de trabalho na pré-época e fá-lo com um sentimento diferente relativamente ao mesmo período de outros anos. Afinal, 2025/2026 será a primeira temporada em que o treinador que arranca a época — Ian Cathro — é o mesmo que terminou a anterior, algo que acontece pela primeira vez desde que o emblema da Linha de Cascais regressou à primeira Liga, em 2020.
Ian Cathro obtém, agora, a estabilidade e o tempo que foi pedindo nos vários momentos de comunicação de que dispôs na época passada e procurará, assim, tirar proveito de uma oportunidade que não foi concedida aos seus antecessores.
Recorde-se que, há um ano, Vasco Seabra - que atualmente orienta o Arouca - foi demitido pela administração poucos dias antes do arranque dos trabalhos, o que evitou que pudesse dar continuidade ao trabalho que iniciou na época antecedente.
Nessa altura, em 2023/2024, Seabra entrou ainda em setembro para substituir Álvaro Pacheco, que havia iniciado a época mas... recém-chegado à Amoreira, já que a época anterior havia sido concluída por Ricardo Soares.
Um técnico que teve passagem curta pelo cargo, já que esteve apenas três meses no clube, tendo optado por rumar à China - onde ainda hoje treina - depois de ter terminado uma temporada iniciada por Nelson Veríssimo.
O treinador que atualmente orienta o Benfica B também não esteve mais que oito meses ao comando dos canarinhos, tendo ocupado, no verão de 2022, o cargo que até então pertencia a Bruno Pinheiro.
Antes de Ian Cathro, foi este o último técnico a transitar entre temporadas, tendo treinado o Estoril entre 2020 e 2022, mas não o fez com duas épocas consecutivas na Liga, visto ter solicitado a saída antes de se iniciar a sua terceira época no clube - que seria a segunda consecutiva do emblema da Linha de Cascais desde o regresso ao escalão principal.
Assim, o último treinador a ter conseguido treinar o emblema da Linha de Cascais em duas épocas consecutivas na Liga principal foi... Fabiano Soares, em 16/17. Nove anos passados, o emblema da Linha de Cascais tem um repetente, que espera levar 25/26 a bom porto e melhorar o oitavo posto da sua temporada de estreia ao serviço do clube.