Grande Prémio de Portugal volta ao Autódromo Internacional do Algarve em 2027 e 2028 (X/F1)

Oficial: Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027 e 2028

Autódromo do Algarve volta ao circuito depois de 2020 e 2021

O Grande Prémio (GP) de Portugal vai voltar ao Mundial de Fórmula 1, em 2027 e 2028, no Autódromo Internacional do Algarve.

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebeu pela última vez provas de Fórmula 1 em 2020 e 2021, recebendo a competição durante a pandemia de Covid-19.

Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial de Portugal, anunciou o acordo com os promotores do campeonato. «Portugal está de volta ao mapa da Fórmula 1. O Grande Prémio de Portugal de F1 terá um impacto direto na atividade económica, gerando oportunidades ao longo de toda a cadeia económica – do turismo ao comércio, e dos serviços às PME – projetando o país como um destino competitivo e fiável. A realização do GP no Algarve reforça a nossa estratégia de desenvolvimento regional, valorizando os territórios e criando oportunidades para as economias locais. Será um evento que, para além de constituir uma fonte de prestígio para o nosso país, reforçará a imagem de Portugal em todo o mundo», comentou. O apoio do Estado terá sido fundamental na corrida que custará cerca de 27 milhões euros por ano.

O Governo espera um impacto económico «não inferior a 140 milhões de euros em cada um dos anos», sendo o custo estimado para o Estado português «inferior ao valor da receita esperada de impostos sobre a atividade económica» associada à realização da prova, destacou Castro Almeida.

Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão

As datas ainda não são conhecidas, com Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1, a regozijar-se com o regresso a Portugal: «É com enorme satisfação que vejo Portimão regressar ao calendário da Fórmula 1 e que o desporto continue a despertar a paixão dos incríveis fãs portugueses. O circuito proporciona emoção em pista desde a primeira curva até à bandeira de xadrez, e a sua energia faz levantar os adeptos dos lugares. O interesse e a procura para acolher um Grande Prémio de Fórmula 1 são os mais elevados de sempre, pelo que gostaria de agradecer ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, ao Ministro da Economia e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, ao Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, ao Presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, e ao CEO e Presidente do Autódromo Internacional do Algarve, Jaime Costa, pelo apoio na concretização do regresso da F1 a Portugal. Estou ansioso por voltar a trabalhar em conjunto para garantir que Portimão regressa ao calendário de forma marcante.»

Tanto em 2020 como 2021, o vencedor foi o mesmo: Lewis Hamilton, pela Mercedes. Foi lá que o britânico ultrapassou o recorde histórico de vitórias de Michael Schumacher, ao conquistar a sua 92.ª vitória em 2021. Hamilton é o único piloto do atual pelotão a vencer neste circuito.

Lewis Hamilton venceu as duas últimas corridas em Portimão, em 2020 e 2021

Jaime Costa, Presidente e CEO do Autódromo Internacional do Algarve, destacou a singularidade do circuito: «Estamos entusiasmados por dar novamente as boas-vindas à Fórmula 1 a Portugal e ao Autódromo Internacional do Algarve. O Grande Prémio de Portugal irá demonstrar a excelência do nosso circuito e a paixão dos nossos adeptos, proporcionando um forte impulso ao turismo, à região e à comunidade. Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo — desde o início — do Governo Português. O traçado único em ‘montanha-russa’ de Portimão irá desafiar os melhores pilotos do mundo e criar um espetáculo que os fãs vão adorar. Estamos ansiosos por criar momentos inesquecíveis e estabelecer novos padrões de excelência, dentro e fora da pista.»

O traçado único em ‘montanha-russa’ de Portimão irá desafiar os melhores pilotos do mundo e criar um espetáculo que os fãs vão adorar

(atualizado às 9h44)