Jon Dahl Tomasson foi despedido do cargo de selecionador sueco
Jon Dahl Tomasson foi despedido do cargo de selecionador sueco

Oficial: benfiquista Dahl e Gyokeres ficam sem selecionador

Jon Dahl Tomasson foi despedido do cargo devido aos maus resultados

O selecionador sueco, Jon Dahl Tomasson, foi despedido do cargo, anunciou a federação daquele país (SvFF) esta terça-feira.

No comunicado divulgado pela SvFF, lê-se que na base da decisão estiveram os maus resultados nos jogos de qualificação para o Mundial 2026. A Suécia, refira-se, ocupa atualmente o último lugar do grupo B da qualificação europeia, ao fim de quatro jogos, com apenas um ponto. No duplo compromisso de outubro, perdeu diante da Suíça e do Kosovo, em casa. Há um mês, havia perdido no Kosovo e empatado na Eslovénia.

«A decisão tomada pela Federação Sueca de Futebol baseia-se no facto de que a seleção masculina não apresentou os resultados que esperávamos. Ainda há a hipótese de uma repescagem em março e a nossa responsabilidade é garantir que temos as melhores condições possíveis para chegar ao Mundial 2026. Nesse sentido, acreditamos que é preciso uma nova liderança na seleção», afirmou o presidente da Federação de Futebol da Suécia, Simon Astrom.

Tomasson, dinamarquês de 49 anos, era selecionador sueco desde março de 2024. A Suécia costuma contar com o benfiquista Samuel Dahl no plantel, apesar de o lateral-esquerdo ter ficado de fora da mais recente convocatória.