Joan Laporta, presidente do Barcelona, com a equipa 'blaugrana' - Foto: IMAGO

Oficial: Barcelona deixa o projeto da Superliga Europeia

Comunicado oficial dos 'blaugrana' anuncia desvinculação do projeto do qual foi figura fundadora

O Barcelona anunciou este sábado a saída definitiva do projeto da Superliga Europeia, colocando um ponto final na ligação à controversa competição. A decisão foi formalizada através de um comunicado oficial publicado no site do clube.

«O FC Barcelona informa que hoje notificou formalmente a EUROPEAN SUPER LEAGUE COMPANY [entidade organizadora da competição] e os clubes que dela fizeram parte da sua desvinculação do projeto da Superliga Europeia», avançou a nota oficial dos catalães. Com este passo, o clube catalão encerra um capítulo que gerou intenso debate desde o lançamento do projeto em 2021, alinhando-se assim com o atual modelo competitivo da UEFA.

A entidade blaugrana não adiantou pormenores sobre os motivos que levaram a esta decisão, limitando-se a confirmar que a comunicação foi transmitida a todas as partes envolvidas. O projeto da Superliga, recorde-se, pretendia reformar o futebol continental, mas enfrentou desde o início uma forte oposição institucional e social, não só por parte da UEFA, das ligas nacionais e dos adeptos, mas também de vários jogadores que representavam até os clubes fundadores. O Barcelona era um destes emblemas, tal como Real Madrid, Atlético Madrid, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Inter, Milan e Juventus.