Odisseia na Vuelta: queda, ombro deslocado duas vezes, bicicleta perdida e por fim abandono
O segundo dia da Volta a Espanha reservou para o francês Axel Zingle, da Visma-Lease a Bike, uma etapa com muito que contar.
A 26 quilómetros da meta, em Limone Piemonte, quase toda a equipa da Visma foi varrida numa queda numa rotunda. A chuva não ajudou, e Zingle e o líder Jonas Vingegaard – que viria a ganhar a etapa -, foram afetados.
Caída en la cabeza del pelotón: afectados casi todos los Visma (incluido Vingegaard) y Pidcock.
— Teledeporte (@teledeporte) August 24, 2025
🇫🇷Axel Zingle se ha llevado la peor parte, pero continua en carrera.
🔴Sigue la etapa en @la2_tve
📺También en RTVE Play https://t.co/fZ2hXIg1wQ#VueltaRTVE24a #LV2025 #LaVuelta25 pic.twitter.com/MDazHNmFq6
O corredor acabou ter um ombro deslocado – uma lesão bastante comum no ciclismo, mas novidade para ele. Por isso, precisou de ajuda médica, como ele mesmo explicou ao Eurosport. «Nada grave, mas infelizmente desloquei o ombro e tiveram de o colocar no lugar antes de poder continuar. O problema é que nunca me tinha acontecido antes, por isso não sabia como colocar o ombro no lugar sozinho. Tive de pedir ajuda.»
#LaVuelta25 🇪🇸 / Les Français ne sont pas vernis aujourd'hui. 🇫🇷 Axel Zingle (TVL) est le plus touché. #LesRP https://t.co/bCctq1iCdr pic.twitter.com/oja4KPTSYf
— Renaud Breban (@RenaudB31) August 24, 2025
Este evento já seria suficiente para tornar a etapa inesquecível, mas não se ficou por aí.
«Depois aconteceu outra coisa engraçada: fui à camisola [atrás] buscar um gel e desloquei o ombro novamente, então tive de parar. Pedi a uma pessoa para me tocar conta da bicicleta enquanto ia à ambulância e quando voltei não estava lá. Tive de esperar 5 a 10 minutos», contou Zingle, que achou que a bicicleta tinha sido levada – na verdade apenas recolhida pelo carro-vassoura. Parecia que já adivinhava que durante a noite um camião da equipa seria assaltado e bicicletas roubadas...
Com tanto atraso, acabou por chegar em último, a 24 minutos de Vingegaard, mas o golpe final veio esta segunda-feira: a equipa médica considerou que não devia continuar e não vai alinhar na partida para a terceira etapa.
🇪🇸 #LaVuelta25
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) August 25, 2025
Unfortunately, after yesterday’s crash, our medical team had to decide that Axel Zingle is not fit enough to continue the Vuelta a España. His first Grand Tour with the team comes to an early end.
Heal up soon, Axel. 🍀 pic.twitter.com/sQiAulMEju