A francesa de 29 anos Océane Dodin sonha em jogar o Open da Austrália. IMAGO
A francesa de 29 anos Océane Dodin sonha em jogar o Open da Austrália. IMAGO

Océane Dodin continua a quebrar tabus no ténis profissional

Depois de se ter tornado a primeira tenista profissional a colocar implantes mamários, agora a francesa encontrou uma forma de rentabilizar a mudança estética

A francesa Océane Dodin voltou a quebrar tabus no ténis, já depois de, há dois meses, ter feito algo inédito no circuito WTA.

Para resolver problemas de vertigens que a afetavam, segundo a própria, a atleta tomou uma decisão drástica que a levou a tornar-se na primeira tenista em atividade a colocar implantes mamários.

Agora, assinou agora um contrato de patrocínio com a plataforma OnlyFans e torna-se, assim, a primeira tenista profissional feminina a ter um perfil ativo na plataforma e a ser oficialmente patrocinada por esta.

O OnlyFans é uma plataforma social onde criadores de conteúdo cobram por acesso exclusivo a fotos, vídeos e outros benefícios, registando um crescimento impressionante nos últimos anos, especialmente no setor de conteúdo para adultos.

Nascida a 24 de outubro de 1996 em Lille, Océane Dodin estreou-se em 2012 e o seu primeiro título surgiu em abril de 2013, quando derrotou a suíça Tess Sugnaux no torneio de Les Franqueses del Vallès, em Espanha.

Os primeiros anos da sua carreira foram promissores, culminando num importante marco pessoal. A 18 de setembro de 2016, na final do Torneio do Quebeque, a francesa impôs-se à norte-americana Lauren Davis com os parciais de 6-4 e 6-3. Com esta vitória, a atleta de Lille conquistou o seu primeiro e, até à data, único título WTA.

Ao longo de mais de uma década de carreira, Océane Dodin somou 11 títulos da Federação Internacional de Ténis (ITF) mas o último foi conquistado em outubro de 2020, no Torneio de Reims, em França, onde venceu a russa Liudmila Samsonova por 6-4 e 6-2.

A 12 de junho de 2017, graças aos seus títulos ITF e à regularidade, Océane Dodin atingiu a sua melhor classificação de sempre no ranking WTA, ao ocupar o 46.º lugar do ténis feminino mundial.

A decisão de aumentar o peito para ajudar a combater as vertigens gerou debate, e as suas fotografias mais recentes com o novo aspeto físico causaram alvoroço nas redes sociais. Apesar de ter recebido críticas de alguns especialistas, a tenista francesa respondeu com firmeza.

«Diziam-me que não ia conseguir jogar, como se tivesse posto umas melancias. Não são pequenos, mas não me incomodam a jogar, existem sutiãs especiais para isso», explicou.

Após a recuperação da cirurgia, Océane Dodin, que caiu para 819.º lugar no ranking WTA, tem como objetivo qualificar-se para o Open da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2026.

Desde que criou a conta, Océane Dodin já publicou diversas fotos. Estas consistem principalmente em imagens em biquini ou roupa desportiva, apresentadas num estilo diferente do que coloca nas redes sociais tradicionais, além de mensagens criadas para interagir diretamente com seus seguidores. Sem revelar nenhum conteúdo explícito ainda, ela descreve a conta como «um mundo onde o ténis encontra a sensualidade».