O «último país sem equipa de futebol» disputou finalmente um jogo
As Ilhas Marshall livraram-se de um peso: já não são uma das últimas nações do mundo sem um jogo de futebol internacional.
Na madrugada de quinta para sexta-feira, a seleção nacional das Ilhas Marshall realizou o seu primeiro jogo, e perdeu contra as Ilhas Virgens Americanas por 0-4.
FT: 🇻🇮 4, 🇲🇭 0. Whatever the score, so proud of what was accomplished. Tonight, we made history. pic.twitter.com/QV6JqisVUl
— Marshall Islands Soccer Federation (@SoccerFedMI) August 15, 2025
Mas, aqui, o resultado era o menos importante. O momento histórico foi vivido intensamente pelos jogadores, que não hesitaram em celebrar assim que o jogo terminou, apesar da derrota. Muitos deles nunca tinham disputado um jogo completo.
O encontro foi disputado no estado do Arkansas, nos EUA, no estádio da cidade de Springdale, normalmente reservado ao futebol americano, e a escolha não foi ao acaso: a região acolhe a maior comunidade marshalesa nos Estados Unidos.
Assim, foram vários os adeptos do pequeno arquipélago na Oceânia, a meio do Oceano Pacífico, a marcarem presença no encontro.
The Marshall Islands now has a national team
— Zealand (@theoldzealand) August 15, 2025
First match ends with a 4-0 loss to US Virgin Islands, a ridiculous accomplishment for a nation without a full pitch in the country
Some fans stuck around WAY after the game to keep showing appreciation, special moments pic.twitter.com/L0jP2ihkpL
Outrora autoproclamado «último país do mundo sem uma equipa de futebol» - como se pode ler na página no X, apesar de a ilha vizinha Nauru também não ter seleção-, as Ilhas Marshall deram finalmente o pontapé de saída no futebol internacional.
A federação foi criada apenas em 2021, mas já se sonha alto. As autoridades desportivas locais dão o próximo passo de adesão à FIFA e esperam, no futuro, poder entrar na qualificação para um Mundial.