O sonho de Pelly-Ruddock Mpanzu: dos amadores à Premier League com a mesma equipa

Pelly-Ruddock Mpanzu. Um nome imponente para uma história incrível. O médio inglês e também com nacionalidade da República Democrática do Congo, acaba de completar um percurso considerado inédito: ir do quinto escalão, amador, ao principal de Inglaterra com a mesma equipa, o Luton Town, que no fim de semana garantiu subida à Premier League.

Curiosamente, a última vez que o clube da localidade a norte de Londres (50km) esteve no escalão principal foi em 1992, mesmo antes de ser formada a Premier League. É a primeira equipa a descer aos campeonatos amadores e a conseguir voltar. Mpanzu, 29 anos, chegou ao Luton, há dez anos, em 2013, e acompanhou a equipa desde então. Ali ajudou o clube a sobreviver às dificuldades financeiras e subiu quatro vezes: da Liga Nacional à Liga 2, Liga 1, Championship e agora Premier.

«Sinto que completei o futebol», explicou no sábado, depois de bater o Coventry nos penáltis e com a braçadeira de capitão - foi um jogo que teve todo o drama, pois na primeira parte a equipa viu o capitão Tom Lockyer desfalecer em campo e acabar a ver o jogo no hospital (ver notícia associada).

«Completei o futebol, já me posso retirar este verão! Tem sido uma viagem de altos e baixos, mas temos de acreditar em nós. Agora aqui estou, um jogador de Premier League», brincou.