O regresso (para já) frustrante de João Cancelo ao Barcelona
João Cancelo voltou ao Barcelona no mercado de inverno, cedido pelos sauditas do Al Hilal, e somou apenas 12 minutos nos últimos três jogos da LaLiga. A situação pode mudar radicalmente já este domingo frente ao Levante e com a sua inscrição na UEFA Champions League.
Passaram 40 dias desde que João Cancelo foi contratado, mas a sua segunda passagem pelo clube, após a primeira na temporada 2023/2024, está a revelar-se mais difícil do que o esperado. O lateral português tem tido uma utilização escassa e, nas poucas oportunidades que teve, ainda não conseguiu brilhar. Apesar do papel mais secundário, que aceitou para regressar à Catalunha, a sua frustração tem sido visível no banco de suplentes, algo natural para um jogador competitivo que acumulou apenas 12 minutos nos últimos três encontros do campeonato.
A falta de minutos do ex-Benfica é notória. Mesmo com a ausência do habitual titular na lateral esquerda no dérbi catalão da passada segunda-feira, Hansi Flick optou por Gerard Martín para substituir Alejandro Balde, que não esteve ao seu melhor nível na meia-final da Taça do Rei no Metropolitano.
O técnico alemão começou por utilizar Cancelo no corredor esquerdo, mas nos seus últimos jogos, os poucos minutos que disputou foram na direita. Esta poderá ser uma oportunidade para o português, dado que Jules Koundé não atravessa a sua melhor forma. No entanto, a concorrência é forte, com Eric García a ser também uma opção fiável para a posição. A falta de continuidade tem sido uma constante. Dos oito jogos em que esteve disponível, o internacional português participou em cinco, mas apenas dois como titular.
A esperança reside agora nos próximos desafios. O jogo de domingo contra o Levante, um adversário que previsivelmente adotará uma postura defensiva, pode ser a oportunidade ideal para Cancelo mostrar a sua capacidade ofensiva e de chegar à linha de fundo. Além disso, a sua inscrição na UEFA Champions League poderá ser o ponto de viragem que o jogador procura.
Artigos Relacionados: