Filippo Ganna (Ineos) venceu o contrarrelógio da Volta ao Algarve 2026, em Vilamoura (foto Rodrigo Rodrigues e Igor Martins / FPC)

Filippo Ganna: «Feliz por vencer finalmente na Volta ao Algarve»

Italiano da Ineos, duas vezes campeão mundial, impôs-se no contrarrelógio em Vilamoura

Filippo Ganna conquistou esta sexta-feira a vitória no contrarrelógio da Volta ao Algarve, disputado em Vilamoura, garantindo assim o seu primeiro triunfo em solo português. O corredor da Ineos Grenadiers superiorizou-se ao espanhol Juan Ayuso por seis segundos e ao sueco Jakob Soderqvist por oito, ambos da Lidl-Trek.

No final da etapa, o campeão italiano mostrou-se satisfeito com o desempenho, apesar de reconhecer que ainda está longe do seu melhor nível. «A forma ainda não é a melhor, estou a começar a temporada competitiva, segui o plano que a minha equipa traçou e fiz o contrarrelógio por sensações. Por isso, a vitória é fantástica», afirmou.

Ganna explicou que optou por uma abordagem estratégica ao percurso, privilegiando a gestão de esforço. «Comecei de uma forma mais cautelosa e puxei mais na parte final, senti-me bem. O início do percurso era mais técnico e não quis correr riscos, porque apesar desta corrida ser importante, os meus objetivos estão a cerca de um mês», acrescentou.

O italiano recordou ainda o desempenho na edição de 2023, quando terminou na segunda posição da geral, sublinhando a ligação positiva que tem com a prova algarvia. «Em 2023, fui segundo na geral e tive bons resultados aqui no Algarve, mas até que enfim chegou a vitória», concluiu.