Trincão é um dos intocáveis de Rui Borges - Foto: IMAGO
Trincão é um dos intocáveis de Rui Borges - Foto: IMAGO

O que separa Trincão e Sporting da renovação

Avançado tem a braçadeira de capitão prometida, o prolongamento de um contrato de longa duração, até 2030, mas valores do vencimento ainda deixam avançado e leões longe do acordo final. Empenho para entendimento

O processo de renovação de Francisco Trincão está em curso mas depois de conversas preliminares que levaram a avanço significativo, o dossiê acabou por travar um pouco. E nesta altura o que separa avançado e administração do Sporting é o valor do vencimento. As partes, porém, estão otimistas quanto a um acordo que é pretendido por todos. Porque o Sporting quer Trincão até 2030 e Trincão quer o Sporting também até ao início da próxima década.

Francisco Trincão, 25 anos, é já um dos leões mais bem pagos do plantel mas o estatuto que tem hoje é bem mais elevado do que aquele que tinha quando no verão de 2022 chegou a Alvalade por empréstimo do Barcelona. Entretanto já é leão em definitivo, tem contrato até 2027 e todos querem prolongá-lo por mais três anos, ou seja, até 2030. Falta chegar-se ao entendimento de valores.

O valor do aumento salarial programado é então o que nesta altura está a separar avançado e administração, que já estão a conversar há algum tempo. A vontade de todos é porém chegar a um entendimento no curto/médio prazo, até porque o camisola 17 entra no próximo verão na última temporada de ligação ao emblema de Alvalade.

Se sobre o vencimento é preciso encontrar-se ainda uma base de entendimento, não será porém arriscado dizer que a SAD dos verdes e branco vai colocar o avançado no teto salarial do plantel. Mas à cifra final, essa, ainda não se chegou.

Por outro lado, há linhas da renovação que estão traçadas. Trincão tem a braçadeira de capitão à espera. Entrará na estrutura e vai usá-la assim que Morten Hjulmand deixe Alvalade, o que se espera que aconteça no verão e a troco de valor elevado. A camisola 10, que esta época pertence a Geny Catamo, poderá também passar para o agora 17, que viu recentemente o Sporting investir mais 11 milhões de euros, para um total de 18 milhões, para adquirir os 50 por cento do passe que ainda pertenciam ao Barcelona, de onde o extremo chegou em 2022 por empréstimo, com taxa de 3 milhões, e que por 7 milhões os leões compraram os primeiros 50 por cento do passe em 2023.

A cláusula de rescisão de Trincão pode igualmente subir de valor. Está atualmente nos 80 milhões de euros, segundo patamar na ordem de grandeza no clube, só atrás dos 100 milhões de euros de Fotis Ioannidis. E é para esse valor que deverá passar. Antes do grego só lá tinham estado Bruno Fernandes, Gyokeres e Geovany Quenda, jovem que ainda está no plantel mas por empréstimo do Chelsea, que em março pagou 52,1 milhões de euros (€50.777.700 fixos e €1.358.841,32 variáveis com objetivos de fácil concretização) pelo passe do extremo mas que o deixou ainda em Alvalade, cedido, até junho de 2026.

Trincão tem esta temporada participação em 18 dos 19 jogos do Sporting — falhou apenas o encontro da Taça da Liga com o Alverca (5-1) em Alvalade. Foi titular em 17 — entrou aos 58’ no 3-2 (após prolongamento) com o Paços de Ferreira —, marcou sete golos e fez três assistências.

Mais três em andamento

Pedro Gonçalves já renovou, Francisco Trincão é para renovar, tal como Gonçalo Inácio, Diomande e Geny Catamo, outros dossiês que estão em marcha. O central internacional por Portugal tem contrato até 2027 e a ideia passa por prolongar o vínculo até 2030, com a cláusula de rescisão a subir dos 60 para os 80 milhões de euros.

Já o também central mas internacional pela Costa do Marfim, com vínculo também válido até 2027, está na calha para assinar novo contrato por mais uma ou duas épocas. A cláusula está já nos 80 milhões de euros.

O atacante moçambicano tem ligação aos verdes e brancos válido até 2028 mas o processo de renovação está também em andamento. A cláusula de Geny Catamo é de 60 milhões de euros e deve subir também para o patamar dos 80 milhões.