Tadej Pogacar
Tadej Pogacar

O «extraordinário» jovem prodígio que Pogacar diz ser o seu próximo rival

Ciclista da UAE Emirates destaca o nome de Paul Seixas. «Já é um ciclista extraordinário e um grande talento para o futuro», diz

Tadej Pogacar tem dominado o ciclismo mundial nos últimos anos, e só Mathieu van der Poel e Jonas Vingegaard, em certos contextos, têm sido capazes de ameaçar a superioridade do ciclista da UAE Emirates.

No entanto, há um nome que ameaça intrometer-se nesta luta nos próximos anos, segundo o próprio Pogacar: Paul Seixas.

Em entrevista à RMC Sport, Pogi elogiou o talento de 19 anos da Decathlon–AG2R La Mondiale, apontados por muitos como a próxima next big thing da modalidade.

«Já é um ciclista extraordinário e um grande talento para o futuro. Se não lhe puserem demasiada pressão, como os meios de comunicação franceses costumam fazer, penso que vai alcançar grandes feitos», começou por dizer.

Questionado sobre se Seixas poderá tornar-se um adversário direto nos próximos anos, o esloveno foi claro: «Penso que sim. É possível que ele já esteja no pelotão da frente no próximo ano ou daqui a dois anos. O futuro está mesmo ao virar da esquina para ele, mas não precisa de se apressar. Tem tempo.»

Na última temporada, ainda com 18 anos, Paul Seixas impressionou ao terminar no oitavo lugar da classificação geral do Critérium du Dauphiné, uma das provas mais conceituadas do calendário internacional. Foi ainda terceiro classificado nos Europeus, apenas atrás do próprio Pogacar e de Remco Evenepoel.

Pogacar reconheceu, ainda, que a última época foi a melhor da carreira. «Sim, foi de longe a melhor temporada. Não por uma grande margem, mas foi certamente a melhor até agora», afirmou.