O clube da terceira divisão sueca que mudou a lei do fora de jogo
Ultimamente, a lei do fora de jogo tem estado entre os assuntos da moda do futebol mundial. Entre pedidos de revisão e introdução de uma nova forma de fora de jogo - a chamada Lei Wenger -, a verdade é que o fora de jogo, como o conhecemos atualmente, pode estar prestes a sofrer alterações.
Contudo, na Suécia, houve um clube que decidiu enfrentar o International Football Association Board (IFAB) - organismo que rege o futebol e que determina e desenvolve as regras do jogo - e pedir a mudança da lei do fora de jogo.
O Torns IF, que joga na terceira divisão sueca, explorou uma lacuna na Lei n.º 11 das regras do jogo e questionou se um jogador poderia contornar a regra do fora de jogo... se mantivesse a bola equilibrada na parte de cima do pé e, de seguida, fizesse um passe de «colher».
O vídeo do clube da cidade de Stangby, perto de Malmo, a pôr em prática o seu esquema de scoop pass tornou-se viral em 2023 e originou dúvidas. Deverá o fora de jogo ser avaliado no momento em que o jogador inicia o controlo da bola - já que não dá mais nenhum toque propriamente dito depois disso - ou no momento em que o passe é feito?
Torns IF have developed an ingenious method to create one-on-ones with the goalkeeper. It's based on a rule found on page 93 in the Laws of the Game stating that “The first point of contact of the ‘play’ or ‘touch’ of the ball” should be used when judging offside. Groundbreaking. pic.twitter.com/0IcCcT6DRF
— Torns IF (@TornsIF1965) August 16, 2023
Seguiu-se uma longa correspondência entre o Torns IF e o IFAB. A insistência dos suecos levou a organização a reconhecer a situação e a aceitar rever a redação da lei. O passe de colher não foi proibido, mas foi feita uma clarificação numa nota de rodapé da regra 11.2 do fora de jogo para a época 2025/26, relativamente a um exemplo de passe «atrasado».
«O primeiro ponto de contacto com a bola é utilizado para determinar se um jogador está em posição de fora de jogo. No entanto, quando a bola é lançada por um jogador deve ser utilizado o último ponto de contacto, uma vez que este proporciona um ponto de referência mais claro e consistente», escreveu o IFAB.
David Elleray, antigo árbitro da Premier League e diretor técnico do IFAB, escreveu ao Torns e agradeceu ao clube «pelo seu papel nesta clarificação e pela sua gentil persistência neste assunto».
Nas redes sociais, o Torns festejou este acontecimento e afirmou que era «absolutamente fantástico ter contribuído para as regras do jogo-bonito». E assim um clube modesto, da terceira divisão sueca, mudou o futebol...
💥BREAKING NEWS
— Torns IF (@TornsIF1965) June 11, 2025
We did it.
Torns IF changed the rules of football.
After the introduction of the Torn pass and lengthy e-mail correspondence with IFAB, the offside law has been amended.
We are immensely proud of our contribution to the beautiful game. https://t.co/U4swjbxzYW pic.twitter.com/EirJjgs8Yg
Artigos Relacionados: