Bruno Lage foi questionado sobre José Mourinho no rescaldo do Benfica-Fenerbahçe

«O Benfica tem de estar na Liga dos Campeões»: tudo o que disse Bruno Lage

Treinador do Benfica elogiou Leandro Barreiro, colocou José Mourinho na galeria dos imortais do futebol português e garantiu compromisso total de Akturkoglu

-Esta foi a melhor exibição coletiva da época?

Os nossos jogadores perceberam que são eles que mandam no jogo. Crédito todo para os jogadores, a começar pelo António Silva, que fez mais uma grande exibição na Liga dos Campeões. Seguiram à risca o plano de jogo durante os 90 minutos. Uma palavra também para os adeptos, eles merecem viver noites europeias e o Benfica tem de estar na Liga dos Campeões. Nós tínhamos três objetivos muito claros neste mês de Agosto: vencer a Supertaça, garantir a qualificação para Liga dos Campeões e agora temos de vencer os três pontos em Alverca.

-Retirou Ivanovic do onze inicial e fortaleceu o meio-campo com Barreiro. Sente-se recompensado pela estratégia que utilizou?

-Jogámos no sistema que tínhamos que jogar e jogámos com os jogadores que tínhamos que jogar. O Barreiro não é trinco, é isto que fez hoje, aos dois minutos estava na área para finalizar. Foi o jogador que ligou a equipa, fez uma grande exibição, estou muito feliz por ele e grato pelo que faz tanto a partir do banco como a titular.

-Sente-se o vencedor da noite?

-Não. O vencedor é a equipa do Benfica.

Galeria de imagens 73 Fotos

-Finda a qualificação da Champions, espera reforços?

-Até ao final do mercado vamos estar a trabalhar nisso, temos pessoas muito competentes encarregues disso.

-O António Silva está no melhor momento desde que o Bruno Lage chegou ao clube novamente [setembro de 2024]. Está a lançar uma candidatura para ser titular da Seleção?

-O António sabe muito bem aquilo que penso dele. Eu quero que sempre que seja sempre assim. Tem de se preocupar com o clube e ter exibições sólidas e constantes.

-Na antevisão à receção ao Fenerbahçe disse que o Akturkoglu ficou frustrado no final do jogo com o Tondela porque sentiu que não tinha feito uma boa exibição. Como é que o jogador ficou depois de ter feito o golo que decidiu esta eliminatória?

-A única coisa que vi foi o banco e os adeptos a festejar. Ele não está muito contente porque está no controlo antidoping ao invés de estar na equipa (risos).

-Consegue dar a certeza que Akturkoglu fica no Benfica?

-Não sei se vai haver mais alguma proposta por ele ou sobre algum jogador. O jogador estava muito concentrado em treinar-se e ajudar a equipa. Começou muito bem a época, é o nosso n.º7 e o rapaz está feliz no Benfica. Surgiu uma proposta e em momento algum esteve com a cabeça fora do Benfica. Sempre que esteve disponível ajudou a equipa.

-Anteriormente disse que a prioridade era garantir os objetivos definidos para Agosto em detrimento de jogar melhor. A partir de agora, o Benfica tem a obrigação de apresentar um nível exibicional mais alto?

-O Benfica tem sempre a obrigação de jogar bem e de vencer.

-Ontem, José Mourinho disse que era o único treinador em Setúbal que tinha uma rua com o seu nome. Depois de hoje, o Bruno Lage também merece uma rua com o seu nome?

Não, não mereço nada (risos). Em 2004 eu conquistei o campeonato sub-11, o mister Mourinho andava a vencer Taças UEFA e Ligas dos Campeões. Em 20 anos posso estar feliz de chegar a um patamar onde posso jogar contra ele. Se há 20 anos o nosso país era conhecido pela Amália e pelo Eusébio. Hoje o nosso futebol é conhecido por Eusébio, Cristiano Ronaldo e pelo Míster Mourinho, com certeza.

-Os golos anulados na segunda parte abanaram mentalmente a equipa do Benfica?

-Não abanou porque estive 24 horas a dizer-lhes que não podemos ir na emoção, mas na razão. Estiveram sempre presentes no jogo.

-O que mudou substancialmente em relação à época passada foi o meio-campo do Benfica?

-Temos de ter jogadores de qualidade capazes de interpretar as nossas ideias. É muito importante ter tempo de trabalho. Olhámos para aquilo que tínhamos construído, tentámos ao máximo trabalhar com os novos jogadores e ter uma base de trabalho que nos permita ser competentes. Temos de funcionar como equipa.

-O que é que faltou para o Benfica vencer por uma margem superior?

-O objetivo era vencer e conseguimos. Aproveito para desejar as melhores felicidades ao Fenerbahçe.