Nuno Borges, tenista português
Nuno Borges, tenista português - Foto: IMAGO

Nuno Borges dá luta, mas cai frente a Djokovic em Atenas

Tenista sérvio elogiou o português no final do encontro

Novak Djokovic alcançou a sua 200.ª vitória em recintos cobertos esta quinta-feira, ao derrotar o português Nuno Borges por 7-6 (1) e 6-4 para garantir um lugar nas meias-finais em Atenas.

Novak Djokovic

O sérvio desperdiçou três oportunidades de quebra de serviço no primeiro parcial, mas elevou o seu nível de jogo nos momentos decisivos, dominando por completo o tie-break. Após conseguir uma vantagem de 6-1, entusiasmou o público ao correr para junto das bancadas para cumprimentar os adeptos, antes de fechar o set e assumir a liderança no marcador.

O antigo número 1 do mundo no ranking ATP manteve o ímpeto no segundo set, com uma exibição sólida e controlada que lhe permitiu selar a vitória em 1 hora e 44 minutos, no primeiro confronto entre os dois tenistas no circuito.

No final do encontro, Djokovic mostrou-se surrprendido pela qualidade de Nuno Borges.

«Foi uma batalha muito física. Achei que o Nuno jogou a um nível elevado», afirmou Djokovic. «Fiquei um pouco surpreendido com a qualidade do seu jogo. Penso que estivemos taco a taco durante a maior parte do encontro. Apenas alguns pontos decidiram o vencedor esta noite, e ele merece uma salva de palmas pela sua exibição. Joguei um excelente tie break no primeiro set. Não houve muitas oportunidades para nenhum de nós quebrar o serviço do adversário. Aquele jogo foi o único em que consegui fazer o break», acrescentou.

Djokovic procura esta semana o seu 101.º título no circuito, depois de se ter tornado apenas o terceiro jogador a conquistar 100 troféus ao triunfar em Genebra no início deste ano. Jimmy Connors lidera a lista com 109 títulos, seguido por Roger Federer com 103.

Já para Nuno Borges, o ATP de Atenas foi o último torneio disputado em 2025 e as duas vitórias somadas esta semana ajudaram o português de 28 anos a assegurar a permanência no top 50 até ao final do ano, repetindo assim o registo de 2024.