NES avisado no West Ham: «Espero que saiba no que se está a meter»
A ida de Nuno Espírito Santo para o West Ham já motivou várias reações por parte da Imprensa inglesa, consensual na capacidade que o treinador português tem para fazer bons trabalhos na Premier League, mas ciente dos desafios que aguardam o técnico que, esta época, saiu do Nottingham Forest.
O West Ham precisa de um pragmático. O caos significa que eles precisam de alguém que possa apagar incêndios. Não há visão no clube. Nuno é o quarto treinador do West Ham em 16 meses.
A BBC defende que «contratar Nuno é a opção do senso-comum. O West Ham não está em boa posição para evitar a despromoção» e «a abordagem pragmática de Nuno está muito longe daquilo que Graham Potter estava a tentar implementar».
«Nuno tem uma vasta experiência em garantir que as suas equipas permaneçam na Premier League - conseguiu-o com o Wolverhampton e, novamente, com o Nottingham Forest», salienta também. Além destas duas experiências de sucesso na Premier League, NES soma uma passagem menos feliz no campeonato, quando só orientou o Tottenham em 17 partidas no início da época 2021/22.
Muitas críticas à estrutura do West Ham
Graham Potter só foi despedido este sábado, uma semana desde a derrota do West Ham com o Crystal Palace e dois dias antes do jogo com o Everton. Um sintoma da desorganização, defendem em Inglaterra, que atravessa o clube detido pelo empresário David Sullivan.
«Fontes próximas da situação revelaram à BBC que os passos para a contratação do técnico de 51 anos [NES] começaram antes do jogo contra o Palace», diz uma fonte, enquanto o The Guardian critica toda a gestão dos hammers no passado recente.
«O West Ham precisa de um pragmático. O caos significa que eles precisam de alguém que possa apagar incêndios. Não há visão no clube. Nuno é o quarto treinador do West Ham em 16 meses. O contra-atacante David Moyes foi seguido pela abordagem basca de Julen Lopetegui, que foi substituído pelo futebol de posse de bola de Potter, que abriu caminho para Nuno, que privilegia menos a posse de bola.»
Assim, escreve o mesmo jornal, o desafio do português é enorme: «Nuno herda um plantel fraco e desequilibrado.»
«O plantel não foi construído para ninguém em particular. Nuno deve entrar com os olhos abertos. O raciocínio por trás da sua nomeação parece ser pelo facto de estar disponível, de ser conhecido e por recentemente ter impressionado em outro clube da Premier League.»
Nuno foi demitido do Forest pouco depois de comentar a deterioração da relação com o dono Evangelos Marinakis. Mas a relação com David Sullivan também poderá ser um problema, segundo o The Guardian.
«Para Nuno, porém, há um risco. Ele deixou Evangelos Marinakis e decidiu trabalhar para Sullivan, trocando um proprietário autoritário por outro. “Boa sorte para ele”, disse uma fonte. “Espero que ele saiba no que se está a meter”.»