Negócio de (mil) milhões: Netlix acerta compra de estúdios Warner Bros. e HBO
A plataforma Netflix anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo com a Warner Bros. Discovery (WBD) para comprar a Warner Bros, negócio que inclui os estúdios de televisão e cinema, e o serviço de streaming HBO Max, por 72 mil milhões de dólares (61,2 mil milhões de euros). A Netflix superou a concorrência da Paramount e da Comcast.
A WBD está a preparar a divisão em duas empresas em 2026 e, como parte da aquisição, a WBD prosseguirá com a cisão planeada das redes de televisão por cabo — incluindo a CNN, a Discovery e a Turner — para uma empresa separada, antes de os estúdios e os negócios de streaming serem vendidos à Netflix, que passa a ter controlo sobre o Universo DC ou a saga Harry Potter – que está a desenvolver uma nova série para TV - , por exemplo, e se torna num gigante ainda maior do streaming.
O negócio deverá ficar fechado no próximo ano, a ano e meio.
«A nossa missão sempre foi entreter o mundo», disse Ted Sarandos, co-CEO da Netflix. «Ao combinarmos a incrível biblioteca de séries e filmes da Warner Bros. — desde clássicos intemporais como Casablanca e Citizen Kane até favoritos modernos como Harry Potter e Friends — com os nossos títulos que definem a cultura, como Stranger Things, KPop Demon Hunters e Squid Game, poderemos fazê-lo ainda melhor. Juntos, podemos oferecer ao público mais daquilo que adoram e ajudar a definir o próximo século de como se contam histórias», acrescentou.