Seleção de voleibol estreia-se com Cuba, sábado, às 6h30, em Manila - Foto: FPV

Mundial voleibol: os dois lugares com que Portugal sonha nas Filipinas

Portugal, que ocupa o 29.º lugar do ranking, está integrado no Grupo D juntamente com Cuba (10.º), Estados Unidos da América (6.º) e Colômbia (41.º), estreante nesta andanças. Neste sábado começa a jogar frente aos cubanos

As Filipinas estão prontas para receber a partir deste a 21.ª edição do campeonato do Mundo masculino de voleibol, com um novo formato que agora acolhe 32 seleções, em vez das 24 anteriores, espalhadas pelos dois pavilhões nos arredores da capital Manila para disputar o primeiro torneio em ano ímpar desde a primeira edição (1949), noutra mudança, neste caso de periodicidade, passando a competição para bianual, em vez de se realizar de quatro em quatro anos.

GRUPO D (Mall of Asia Arena, Pasay)

Sábado 13 set

  • Estados Unidos - Colômbia 3h00

  • Cuba - PORTUGAL 6h30

    Segunda-feira, 15 set

  • Cuba - Colômbia 3h00

  • Estados Unidos - PORTUGAL 14h00

    Quarta-feira, 17 set

  • PORTUGAL - Colômbia 3h00

  • Estados Unidos - Cuba 10h30

Depois do Japão, em 1998 e 2006, as Filipinas são o segundo país asiático a receber o Mundial masculino e as suas oito poules, das quais se apuram as duas melhores seleções, que avançam para os oitavos de final.

É nesta ambição que trabalha a Seleção Nacional.

Grupos do Mundial das Filipinas

O torneio apresenta dois estreantes: a formação anfitriã e a Colômbia que vai jogar um Mundial pela primeira vez frente aos portugueses, norte-americanos e cubanos.

E da Europa chegam três dos favoritos. A Itália, campeã em título, a França que sonha juntar a ouro olímpico o Mundial, onde nunca chegou à final e a Polónia, prata em Paris-2024.

A estes é sempre preciso somar o Brasil, três vezes campeão mas sem conseguir o ouro há 15 anos, e os Estados Unidos, que não levam o troféu desde 1986.