Mundial 2026: penálti no 17.º minuto de compensação coloca Iraque no 'play-off'
O Iraque será o representante asiático no play-off intercontinental de acesso ao Mundial 2026. Num jogo repleto de drama, foi no 17.º minuto para lá dos 90' que os iraquianos chegaram ao 2-1 final frente aos Emirados Árabes Unidos. Rúben Amaral, luso-emiradense, foi titular na seleção que saiu derrotada.
Depois do empate a uma bola nos Emirados na primeira mão da final, foram precisamente os visitantes que chegaram primeiro à vantagem. Ao minuto 52, na sequência de um contra-ataque, Nader lançou Caio na desmarcação e o avançado abriu a contagem. O empate chegou 14 minutos depois, graças a golo de Ali, que cabeceou de forma certeira após livre de Al-Ammari.
Foi preciso chegar até ao minuto 17 da compensação final para que o resultado ficasse fechado. Após indicação do VAR, o árbitro marcou penálti e Al-Ammari, da marca dos 11 metros, fez o Estádio Internacional de Basra explodir de emoção.
O Iraque continua a sonhar com a presença no Mundial 2026 e, para lá chegar, terá de alcançar uma das duas vagas que serão atribuídas no play-off intercontinental que se disputará em março. Bolívia, Nova Caledónia e RD Congo são as restantes seleções já apuradas para este play-off e, para já, as coisas estão bem encaminhadas para que o Iraque, atualmente o 57.º do ranking FIFA, seja uma das duas melhores equipas. Caso aconteça, será cabeça de série e, por isso, só terá de disputar uma partida para chegar ao Campeonato do Mundo, algo que os iraquianos não conseguem desde 1986.