José Mourinho. Foto: Sérgio Miguel Santos
José Mourinho. Foto: Sérgio Miguel Santos

Mourinho 'explosivo': «O Benfica merece mais respeito»

Treinador do Benfica deixou muitas críticas à arbitragem de Gustavo Correia

Na conferência de imprensa após o empate com o Casa Pia, José Mourinho não poupou nas críticas à atuação de Gustavo Correia.

«Culpa nossa, do árbitro, por assinalar um penálti que está tipificado em todo o lado que não é penálti. Erro, e estou a ser simpático a chamar erro, do VAR que tem como missão ajudar o árbitro a não cometer erros. Culpa enorme e gritante do VAR. Culpa nossa porque não fechámos totalmente o jogo, com o 2-0 fechámos, mas o árbitro e o VAR abriram. Na primeira parte, temos de fechar. Estamos a jogar com uma equipa que só defende, recuperámos muito rápido, metemos muita intensidade no jogo. Chegámos ao intervalo e tivemos o Enzo doente e para dar a mensagem à equipa que temos de fechar o jogo não meto um jogador defensivo, meto o Prestianni para dar o sinal de vamos fechar o jogo o mais rápido possivel. Quando o VAR e o árbitro reabrem voltámos a ter a iniciativa e depois uma equipa que não fez um remate tem a fortuna de fazer um golo. Culpa nossa, jogadores e treinadores, responsabilidade gigante da arbitragem de um modo inexplicável. Prefiro ficar por aqui.»

«O Benfica merece mais respeito da parte de todos, quando digo de todos, também digo dos meus jogadores, não digo da minha. Pode acontecer que algum jogador não saiba o que é o Benfica. Há uma dualidade gritante de critérios a todos os níveis, seja ao nivel mediático, arbitral, o Benfica é grande demais e merece outro tipo de respeito. O Benfica é de exigência máxima, mesmo quando não somos o melhor ou treinador do mundo temos de ter o nível de exigência máxima. Ao longo destas semanas assisti a diversas situações que me magoam e me fazem pensar coisas que gostaria de não pensar. Há coisas que estão a ser levadas ao limite. Fizeram-me chegar um excerto. Não sei de comentário ou hater da nova geração... alguém que insulta mais de 65 mil benfiquistas.»