Miguel Oliveira com um dia aziago no GP de San Marino

Miguel Oliveira sofre duas quedas e problemas mecânicos em San Marino

Piloto da Pramac Yamaha não foi além do penúltimo tempo dos treinos (22.º) em Misano

Miguel Oliveira viveu um dia de treinos longe de perfeito no circuito de Misano, onde decorre o Grande Prémio de San Marino, 16.ª prova do Mundial de MotoGP. Aos comandos da Yamaha da equipa Prima Pramac, o piloto português terminou o dia com o 22.º e penúltimo tempo, depois de enfrentar duas quedas e problemas técnicos que condicionaram o seu desempenho.

O dia começou com contratempos logo na primeira sessão de treinos livres. Miguel Oliveira sofreu duas quedas que o obrigaram a rever planos. «Foi um dia complicado. Sofri duas quedas na primeira sessão que são difíceis de explicar, sobretudo a segunda, porque o pneu dianteiro simplesmente cedeu», contou no final do dia.

Com um registo de 1.32,369 minutos, Oliveira ficou a 1,889 segundos do mais rápido da sessão, o espanhol Marc Márquez (Ducati), que superou o italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) por 0,147 segundos. O italo-brasileiro Franco Morbidelli (Ducati) fechou o top 3, a 0,193 segundos de Márquez.

Mas os desafios para Miguel Oliveira não ficaram por aí. A afinação da sua Yamaha mostrou-se instável e, durante a tarde, um problema elétrico veio complicar ainda mais a tarefa. «A moto estava muito nervosa, com a frente a mexer-se muito. Tentámos melhorar uma das motas à tarde, mas tive um problema elétrico que afetou bastante o comportamento, com muitos ‘cavalinhos’ e o controlo de tração longe do ideal», explicou.

Entre passagens prolongadas pelas boxes e trocas de mota, o piloto tentou ainda uma volta rápida no final da sessão, mas os problemas persistiram. «Tentei atacar no fim, mas os mesmos problemas da manhã voltaram a surgir. Foi um dia difícil, mas acredito que amanhã conseguiremos dar um passo em frente.»

Este sábado, Miguel Oliveira participa na primeira sessão de treinos cronometrados (Q1), em que tentará qualificar-se para a Q2 (9h50). A corrida sprint arranca às 14h00.