Geny Catamo esteve em plano de destaque nas duas últimas temporadas (Foto Maciej Rogowski/IMAGO) - Foto: IMAGO

Mercado Sporting: Geny Catamo vai receber um prémio

Leões vão aumentar o ordenado do moçambicano, que assumiu papel de destaque nas últimas duas temporadas e é um dos mais mal pagos do plantel

Quando poucos esperavam uma explosão já um pouco tardia aos 22 anos, a idade que tinha quando integrou de pleno direito o plantel do Sporting (2023/2024), a verdade é que o moçambicano Geny Catamo, a partir dessa altura, assumiu-se como um dos jogadores mais influentes do quadro leonino, algo que lhe valeu uma primeira renovação de contrato, perto do Natal de 2023, ficando com um contrato válido até 2028, mas os termos salariais, malgrado a cláusula de rescisão de €60M, ainda ficaram longe do patamar mais alto do plantel, pelo que a administração da SAD está a preparar uma atualização salarial para o jogador, fixando-o num degrau mais elevado do andar mais alto do edifício de vencimentos do plantel profissional do Sporting, até porque no período pós-renovação, Geny continuou a evoluir e... muito.

Uma questão ainda em aberto é a possibilidade de o moçambicano ver o contrato estendido por mais uma ou duas temporadas, uma hipótese que estará em discussão os próximos rounds negociais.

Esta atualização salarial também leva em linha de conta o facto de o despontar do ala não ter passado despercebido a alguns clubes do panorama europeu, com os espanhóis do Valência, no defeso de 2024, e os ingleses do Aston Villa, já no presente mercado, a seguirem com atenção a evolução do jogador.

Os responsáveis leoninos fixaram nos €30M a fasquia para a venda dos direitos económicos do jogador, sabem que será complicado alguém chegar a valores desta ordem de grandeza mas também têm plena consciência de que, em caso de transferência, o camisola 21 auferiria um salário bem superior ao que leva no final de cada mês no Sporting, pelo que pretendem rever este item. Os villains continuam de olho no jogador mas ainda não avançaram com qualquer proposta formal por alguém que, por estes dias, está de férias no Dubai e prepara-se para voltar a Alvalade e ver a sua situação revista. Se não for em período de mercado aberto — tendo em conta que haverá muitos dossiers para tratar — será logo nos primeiros dias de setembro.

Certo é que a atualização salarial acontecerá.

Questão do passe ainda continua por resolver

O Sporting aproximou posições com o Amora desde que Bernardo Palmeiro assumiu as funções de diretor geral do futebol leonino, em substituição de Hugo Viana, mas ainda não há fumo branco sobre a questão do valor do passe a pagar pelos verde e brancos ao clube da margem Sul do Tejo, que continua na posse de 75 por cento dos direitos económicos do jogador. Isso mesmo foi assumido ainda esta semana pelo presidente da SAD do Amora em entrevista à Sport TV, depois de ter revelado o mesmo a A BOLA em finais de abril. «A relação com o Sporting é muito cordial, principalmente desde a chegada do Bernardo [Palmeiro, atual diretor geral do futebol do Sporting, substituto de Hugo Viana], sempre com respeito, mas não posso avançar nada», disse o dirigente do Amora na altura.
Mas para complicar ainda mais esta questão, 85 por cento dos 75 por cento do passe detidos pelo Amora ainda continuam pertença da Associação Black Bulls, um dos clubes de formação do ala moçambicano, que chegou a Portugal em 2018, ainda com idade de júnior.

Sugestão de vídeo: