Geny Catamo cumpre a terceira época de leão ao peito
Geny Catamo cumpre a terceira época de leão ao peito (IMAGO)

Revisão contratual para Geny Catamo

Moçambicano vai ter condições revistas durante o verão e avança aquisição da percentagem do passe ao Amora

Geny Catamo cresceu na hierarquia do Sporting, tem estatuto de potencial titular em todos os jogos e vai ser alvo de revisão contratual no verão. O extremo de 24 anos vai ter o vencimento revisto em alta, não sendo de descartar a possibilidade também de acrescentar mais um ou dois anos ao vínculo.

O internacional moçambicano assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020, oriundo do Amora, depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo. Já leão, foi também cedido a V. Guimarães e Marítimo e na pré-temporada de 2023 convenceu o treinador, então Ruben Amorim, a ficar com ele no plantel. E convenceu também a administração a renovar-lhe contrato.

Depois de 41 jogos, 6 golos e 5 assistências em 2023/2024, com participação importantíssima ao marcar dois golos no 2-1 ao Benfica no dérbi que escancarou o título nacional ao emblema de Alvalade, consumou-se no passado verão a renovação até 2028, passando a cláusula de rescisão para €60 M.

Agora, uma vez terminada a temporada, o contrato será novamente revisto, numa altura em que o mercado está atento a um jogador que esta época participou em 46 jogos (31 na condição de titular), marcou sete golos e fez três assistências.

Por outro lado, também no final da época, a administração do Sporting avança para a aquisição dos 75 por cento do passe do jogador que ainda pertencem ao Amora — o Black Bulls, de Moçambique, clube de formação de Catamo, detém a 85 por centos da percentagem do emblema da Margem Sul. Ultrapassado diferendo que havia neste particular, o negócio será concluído também durante o verão.

Sugestão de vídeo