Oskar Pietuszewski foi o único reforço de inverno do FC Porto que implicou pagamento de verbas pela transferência - Foto: IMAGO

Mercado FC Porto: SAD só abriu o cofre uma vez para suprir todas as lacunas

FC Porto sem buracos por tapar após fecho da janela de inverno: chegaram um central, um médio, um extremo e um ponta de lança, três deles a custo zero. Um terá de ficar de fora da lista para a Liga Europa...

Encerrado o mercado de inverno em Portugal, chega a altura de se fazer um balanço, que, no que diz respeito ao FC Porto, só pode ser positivo. Em termos teóricos, para já, pois só o rendimento dos reforços poderá fornecer conclusões palpáveis, mas com a certeza de terem sido supridas todas as lacunas que Francesco Farioli e a estrutura azul e branca tinham identificado no plantel.

Chegaram quatro jogadores ao Dragão, tendo um deles — Thiago Silva — sido assegurado ainda antes da abertura oficial da janela de transferências, e apenas um envolveu o pagamento de uma verba pela transferência propriamente dita: Oskar Pietuszewski (ex-Jagiellonia), num bolo total de 10 milhões de euros, já com bónus incluídos.

O experiente central brasileiro, que já atuou em quatro partidas desde que aterrou na Invicta, estava livre após ter rescindido com o Fluminense, enquanto Terem Moffi e Seko Fofana assinaram pelos azuis e brancos a título de empréstimo. O acordo pelo ponta de lança nigeriano incluiu uma opção de compra de €8 milhões (mais objetivos), mas essas são contas a fazer mais para o final da época.

Galeria de imagens 15 Fotos

Quer isto dizer que a SAD liderada por André Villas-Boas atuou de forma contida em termos financeiros, mas conseguiu, ainda assim, tapar os buracos que existiam no elenco às ordens de Farioli: um central e um avançado que colmatassem as ausências prolongadas de Nehuén Pérez e Luuk de Jong, ambos lesionados; um extremo para apertar Pepê, Borja Sainz e William Gomes; e um médio mais próximo das caraterísticas de Victor Froholdt.

Os dragões vão-se mostrando atentos às oportunidades fornecidas pelo mercado, obedecendo, em simultâneo, aos critérios definidos pelo treinador italiano: perfis de qualidade inequívoca — Pietuszewski tem elevada margem de progressão, Thiago Silva, Moffi e Fofana têm provas dadas no contexto europeu — e que encaixam no modelo de jogo portista.

Resta saber qual dos reforços ficará de fora dos inscritos na fase a eliminar da Liga Europa. A UEFA só permite a inclusão de três caras novas e é de esperar que o sacrifício recaia sobre Pietuszewski ou Moffi, uma vez que Eustáquio será baixa (abrindo vaga para Fofana) e Thiago Silva... é Thiago Silva. A lista tem de ser entregue até quinta-feira.