Meo Arena, em Lisboa, vai receber jogos da 'main round' do Mundial de andebol de 2028

MEO Arena recebe jogos da 'main round' do Europeu 2028

O Europeu 2028 vai disputar-se entre 13 e 30 de janeiro em organização tripartida entre Portugal, Espanha e Suíça

Lisboa vai estar no centro das atenções do andebol europeu em 2028. A Meo Arena vai receber dois grupos da fase preliminar e um da main round do Campeonato da Europa, competição que Portugal vai organizar em conjunto com Espanha e Suíça.

O Europeu de andebol de 2028 vai disputar-se entre 13 e 30 de janeiro e passar por quatro cidades: Lisboa, Madrid, Valência e Zurique.

Na capital portuguesa, o maior pavilhão do país — que já foi palco da final do Mundial de 2023 — vai acolher dois grupos da primeira fase e um da main round. Já Zurique ficará responsável apenas por duas poules da fase preliminar.

Em Espanha, os jogos vão dividir-se entre Madrid e Valência. As duas cidades recebem partidas da fase preliminar, da main round e ainda o fim de semana final, que inclui meias-finais, final e também os jogos de apuramento do sétimo, quinto e terceiro lugares.

Para o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, este Europeu tem um significado especial. «Portugal organizou o primeiro Campeonato da Europa, em 1994, e agora, 34 anos depois, voltaremos a ter as melhores seleções nacionais entre nós. Somos um país de história e cultura, seguro e que gosta de acolher bem todos os adeptos do andebol. Sendo o andebol a segunda modalidade coletiva mais popular em Portugal, esta organização ganha ainda mais importância», sublinhou.

Também citado pela organização, Bernardo Novo, presidente do comité organizador nacional do Europeu de 2028, destacou o bom momento da seleção portuguesa e a coincidência com a realização da prova. «A organização do Europeu de 2028 culmina uma trajetória de crescimento desportivo sustentado, iniciada em 2020, que permitiu alcançar as melhores classificações de sempre no Mundial de 2025 e no Europeu de 2026. Ao mesmo tempo, deverá marcar o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o andebol português», afirmou.