Margarida Silva sagra-se campeã surdolímpica nos 800m
Margarida Silva sagrou-se campeã surdolímpica nos 800 metros nos jogos que estão a decorrer em Tóquio, no Japão.
A atleta portuguesa, que já tinha conquistado a prata nos 1500 metros, venceu com a marca de 2:10.38, novo recorde dos Jogos Surdolímpicos. Margarida Silva, que se tornou na primeira portuguesa a conquistar uma medalha de ouro para o atletismo em Jogos Surdolímpicos, bateu a russa Iuliia Abubiakirova, a competir sob bandeira neutra, que terminou em segundo, com 2:10.64, enquanto a chinesa Na Gao foi terceira, com 2:11.69.
Nas redes sociais, Luís Montenegro, Primeiro-Ministro, felicitou Margarida Silva pela conquista da medalha de ouro.
«Portugal voltou a fazer história! Margarida Silva conquistou a medalha de ouro nos 800 metros e é campeã surdolímpica! Um resultado que comprova a excelência, dedicação e a garra dos nossos atletas. Que orgulho para o nosso País. Bravo!», escreveu.
Portugal voltou a fazer história!
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) November 23, 2025
Margarida Silva conquistou a medalha de ouro nos 800 metros e é campeã surdolímpica!
Um resultado que comprova a excelência, dedicação e a garra dos nossos atletas. Que orgulho para o nosso País. Bravo! pic.twitter.com/S57OZHpQe1
Com o ouro conquistado por Margarida Silva, a quinta medalha, trata-se já do melhor resultado de sempre de Portugal em Jogos Surdolímpicos. As duas medalhas de Margarida Silva juntam-se ao ouro da judoca Joana Santos em -57kg, enquanto o ciclista André Soares conquistou a prata no contrarrelógio individual e o bronze na corrida de pontos.