Lando Norris e Oscar Piastri desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas
Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas, após os seus monolugares não terem passado nas verificações técnicas realizadas depois da corrida.
Em ambos os casos, o problema foi o mesmo: um desgaste excessivo da prancha do fundo do carro. Na sua extremidade traseira, os comissários técnicos mediram uma espessura inferior aos 9 milímetros mínimos, o que constitui uma violação direta das regras técnicas.
DOC 57 - Infringement - Car 4 - Technical non-conformity (Plank Assembly) https://t.co/nVLPv627jK #LasVegasGP #F1 #FIA pic.twitter.com/aeWrCgf0bi
— FIA (@fia) November 23, 2025
O caso foi analisado pelos comissários do Grande Prémio de Las Vegas, que ouviram os representantes da McLaren. No entanto, a equipa britânica não conseguiu apresentar uma justificação suficientemente razoável para o desgaste das pranchas dos carros de Norris e Piastri, e, consequentemente, foi-lhes aplicada a penalidade habitual nestes casos – a desclassificação.
DOC 56 - Infringement - Car 81 - Technical non-conformity (Plank Assembly) https://t.co/nVLPv627jK #LasVegasGP #F1 #FIA pic.twitter.com/mSzwXHuVgo
— FIA (@fia) November 23, 2025
Assim sendo, esta é uma excelente notícia para Max Verstappen, que se aproxima ainda mais de Norris e Piastri na luta pelo título. O tetracampeão venceu em Las Vegas e, inicialmente, reduzira a sua desvantagem para Norris para 42 pontos, após o segundo lugar do britânico.
Agora, a diferença entre os dois cai para apenas 24 pontos antes das duas últimas rondas no Qatar e em Abu Dhabi. Verstappen tem o mesmo número de pontos que Piastri, que, no entanto, permanece em segundo lugar, uma vez que tem uma vitória a mais do que o piloto da Red Bull desde o início da temporada.